sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

de novo emocionada

.
Ontem recebi uma carta do Hemisfério Sul, e mais uma vez emocionei-me. Da primeira vez que recebi uma carta dela, ainda estava em Portugal, prestes a partir. Agora, já me escreveu do Sul.

Só um parentisis: quer-me cá parecer que o MEU correio chega pela metade, mas enfim...
Quero eu dizer com isto que, esta CARTA chegou-me às mãos já sem selo (com muita pena minha porque gosto de selos) e com o carimbo desgastado, mas a ilação que posso tirar daqui é que, demorou quase 1 mês a cá chegar e por isso dou o beneficio da dúvida.

Voltando à carta, as coisas boas são para ser partilhadas, e como este blog foi criado com o intuito de manter os meus amigos informados, vou partilhar algumas palavras que a minha amiga GRANDE me escreveu.

"Nunca te esqueces de mim! Nem imaginas a minha felicidade quando recebi o teu postal de Natal. Amei, gostei mesmo! Está pendurado...para me lembrar sempre de ti." - Que feliz fiquei ao ler isto! :)
...
"Estou mesmo feliz, apesar de custar bastante ver e sentir muitas coisas. Aqui a pobreza é real e bem visivel todos os dias." 
"...é impressionante ver como as crianças ficam tão felizes só com um lápis de cor;...enfim tudo é impressionante (as paisagens, a cor do céu tão intensa, as praias, o sol, etc, etc)"
"Lembro-me muitas vezes de ti e da altura em que te mudaste para o teu novo País, e cidade."
...
"Aqui vive-se simplesmente com o essencial à vida e com aquilo que nos mantem vivas."
...
"De resto não precisamos de mais nada, apenas acordar de manhã :)!!! E deixar Deus a trabalhar o resto!"
...
"Tenho estado a aprender coisas como nunca na vida aprendi. Aprender a gerir sentimentos/emoções, definir prioridades, valorizar a vida em todos os sentidos. Uma pessoa pode ser feliz com tão pouco... basta saber gerir as coisas, ter boa vontade, humildade, e amar os outros! As pessoas aqui são assim, são muito felizes, e eu também :)!"
"Minha linda, adorei estar aqui a pensar em ti; também sinto que estás feliz..."
...
"Tenho saudades."

Eu também.


e porque hoje é sexta-feira :)

.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

a "carreira" nº 12

.
Bem, andar aqui, em Arendal, de autocarro é um desafio.

Primeiro, a velocidade com que os motoristas andam é de uma pessoa "bradar aos Céus" e agarrar-se à cadeira! Digo-vos que se "os" tivesse ficariam do tamanho de um amendoím de cada vez que me submeto a andar de "carreira" (2 vezes por dia).

Segundo, é raro o condutor que falha um passeio! Incrível!
Ah, é verdade, também, estão sempre atrasados. Mas isso é o minimo e até aguento!

Conclusão: Andar de autocarro a alta velocidade (no gelo) e não falhar um unico passeio é de lhes tirar o chapéu, ora digam lá? ;)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

.
Hoje está um sol fabuloso e a temperatura a aquecer (5º positivos).
Ena!!! :)

domingo, 22 de fevereiro de 2009

o jantar Ubuntu

.
Sexta-feira foi o tal jantar indiano. Muita comidinha boa, picante (extremamente picante) muita musiquinha e bailarico também. Hilariante! Os indianos divertidissimos, a abrirem a pista de dança, com a música "bolywoodesca" e uma forma única de dançar. Foi contagiante, todas as pessoas se renderam á dança.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Wacom

.
Acabo de receber a minha Wacom :)
Não era, para mim, uma prioridade ter uma pen, em vez do rato, mas tornou-se urgente pois começei a sentir dores "de cotovelo" derivado ao facto de trabalhar horas a fio com o rato. O médico aconselhou-me a usar alternadamente os dois, para o braço descansar.

Vai ser muito bom para fazer as minhas ilustrações!!!

Mari Boine

.
Esta senhora é uma cantora norueguesa sami conhecida por adicionar jazz e rock ao yoik do seu povo nativo.
O povo Sami ou Lapão é nativo da Lapónia, abrangendo as regiões setentrionais da Noruega, Suécia, Finlândia e da península de Kola, na Rússia.
Yoik é uma forma de canção tradicional sami. O seu som é comparável com os cânticos tradicionais dos Indios Americanos. Cada yoik destina-se a reflectir uma pessoa ou um lugar, isto é, tenta transmitir a "essência" da pessoa na canção. É um tipo de música profundamente pessoal e espiritual.
E, meus amigos, esta senhora vem a Arendal na próxima semana, e nós queremos ir vê-la e ouvi-la.
Aqui vos deixo este som tão invulgar:

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

vou ser mais uma...

.
... a falar do Slumdog Millionaire.
Pois é, vimos o filme e digo-vos que foi um dos melhores filmes que vi nos ultimos tempos. Lindo!
Claro que não podia desiludir, vindo do mesmo director deste! Só podia ser brilhante!
E tratando-se de um filme onde é rodado na India, onde as cores, os cheiros (dizem) e as pessoas marcam. Sempre que conheço alguém que foi à India, vem de lá marcado. Ela é uma dessas pessoas e fazemos questão, sempre que volto a casa, de irmos jantar ao "nosso" indiano. :)
Nunca fui à India, mas a comida é das minhas preferidas, se não a mais. Desde cedo conheci os sabores e as cores da comida indiana. Tinha uma amiga, descendente de uma familia indiana, que me mostrou esse mundo. Foi a primeira pessoa que vi a comer o arroz com as mãos, fantástico!
Bem, mas chega de devaneios, o filme é muito bonito. É sobre o amor. Não carece de mais explicações. :)

Nem de propósito falar aqui num filme rodado na India, pois, eu e o M., vamos ter um jantar, esta sexta-feira, em que o tema é Bollywood. Agora tirem daí as vossas ilações. Eu acho que vai ser hilariante! Não vão faltar os Sáris, a música e Mehndi. Tudo isto vai ser organizado pela Ubuntu (que já vos falei aqui), e claro que, com a ajuda preciosa dos amigos indianos.
Estou ansiosa por sexta!
Há uma coisa que ainda falta dizer:
Eu sou uma rapariga/mulher :) com gostos muito abrangentes, isto é, cabe em mim (e eu sou pequenina) um mundo! Isto é só uma pequena introdução para o que vem a seguir.
Ainda falando do restaurante indiano onde costumo ir no Porto, como todos os outros restaurantes indianos, e num lugar destacado da sala, existe uma televisão com um leitor de DVDs em que, repetidamente, nos são mostrados video clips indianos. Eu fico completamente fixada naquilo! A-D-O-R-O!
Escusado será dizer que fico sempre de frente para a TV.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

and I'm feeling good♥

.
Para o M., uma das musicas que mais gosto e partilho convosco as 3 versões, as que mais gosto também.

Nina Simone




Muse




Michael Bublé



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

13

.
Hoje, sexta-feira, dia 13, até começou bem o dia. 
Uma reunião, quase só de mulheres, bastante produtiva. Estavamos a concurso com mais 2 agências, fomos os escolhidos, e uma das razões, disseram elas (clientes), fui eu!?!?! Hum?... Por ser de "fora" e ser uma mais valia para o projecto. Ter experiências de vida diferentes dos escandinavos, e ser uma "lufada de ar fresco" para o conceito do projecto. Gostei! Ah caneco!
Embora os dias tenham estado bastante frios, e a disposição esteja um pouco em baixo, isto é, não ando com muita vontade de "postar" e, há-que ser franca, os dias teem sido de pasmaceira, a criatividade até tem fluído bastante. Ao contrário do que poderia acontecer: o cérebro congelar por causa do frio (graus entre os -7º e os -12º), nada disso, anda bastante criativo, ao que parece.
Hoje o M. não vai trabalhar, há muito que não temos uma sexta-feira para nós, e então a ideia é anteciparmos um pouco o Valentim, já que amanhã ele trabalha.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

domingo

.
Esteve um dia lindo ☼.
Aproveitamos para ir até à Galeria. A semana passada foram as inaugurações das exposições e não quisemos perder.
Ora bem, a exposição em si não é de uma pessoa se atirar para o chão, mas vale pela biblioteca. Tem livros muito bons, e revistas também. Passei-me com a quantidade de livros de design gráfico!
Como não há bus ao domingo, também não precisavamos para nada, pois o tempo estava mesmo fabuloso para caminhar, fomos pelo cemitério. Que já vos falei aqui.
Ainda não o tinhamos visto com neve. É lindo! Parece macabro o que vos digo, mas se voçês conhecessem, tenho a certeza que teriam a mesma opinião. É mesmo um lugar muito bonito.









e para esquecer o post anterior...

.
...dedico-me ao vício! E pronto!

caixa do correio - parte II

.
Ora bem, como começar?...
Eu sou muito apegada as minhas coisas. Digo muitas vezes: "prefiro que me tirem dinheiro, a tirarem-me coisas minhas". Fico mesmo muito triste se perco alguma coisa que me pertence. Então livros, nem imaginam como fico!!! Aliás, deixei de emprestar livros, filmes, e música, por isso mesmo. Deixei de os ver! O "emprestar" é muitas vezes interpretado por "empresta-dar". Já fiquei sem alguns (muitos alguns) livros e Cds. Enfim...
Mas agora falando do que me aconteceu a semana passada. Ainda não tinha falado nisso porque fiquei triste e não sei se seria de bom tom explicar aqui. Mas acho que devo.
Mais uma vez a caixa do correio...
A minha mãe enviou-me umas revistas e um livro, que eu lhe havia pedido. Não registou o envelope, pois não achou que fosse necessário (tratavam-se de revistas e de um pequeno livro em espanhol).
Quando o M. foi à nossa caixa do correio, o envelope estava aberto, de uma ponta a outra, com as revistas mas sem o livro. Pensou ele que estava tudo, e que o envelope tinha sido aberto pela alfandega, para verificação postal. Mas não. Não foi isso.
Fiquei pior do que estragada! Não pude reclamar, pois não era correio registado.
Sim, fui roubada! Assaltaram-nos a caixa do correio! É isso mesmo que aconteceu!
Nunca tal me aconteceu em Portugal.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

sexta-feira

.
Fim de uma semana calma.

Afinal, o M. não começou o curso de norueguês comigo, e conseguiu-o "à borliu"! Ah pois é!!! Depois de tanto insistir no Nav, recebeu uma cartita a semana passada a informar que teria direito ao curso e que iria receber um subsídio. Agora sim, parece que o sol volta a brilhar! :)
E por isso, começou esta semana. As aulas dele são durante o dia, 4 dias por semana, das 9h às 15h. Tem que ser desta que ele aprende o raio da língua! Caneco!
Já conheceu 5 portuguesas que frequentam o curso com ele, e eu também já as conheci! Vamos a ver se é desta que juntamos os portugueses daqui da região. :)

Eu continuo as aulas às terças à noite, com muita calma. Gosto bastante mais da minha turma deste ano. Bem mais internacional. Ora vejamos: 2 americanos, 1 inglês, 1 da Irlanda do Norte, 1 neo-zelandês (já vos disse que tenho um carinho especial pela Nova Zelandia - adorava conhecer), 1 australiana, 1 do Uganda, 1 da Turquia, 4 polacos e eu, portuguesinha. :)

Portanto, e de modos que é isto. Nada mais de especial a acrescentar excepto que, neva como o caraças! Tem nevado bastante ultimamente. Tem sido quase diariamente, e durante todo o dia!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

a neve

.
Das poucas vezes que vi neve, e que a senti, era novinha, foi quando fui à Serra da Estrela. Nunca mais lá voltei, com muita pena minha. Mais tarde, estava eu no liceu, houve um pequeno nevão no Porto, tinha eu os meus 12 anos. Foi uma autêntica festa! Pararam as aulas, saímos para o "recreio", a correr, para brincarmos com ela.
Hoje, alguns anos mais tarde, estou eu na Noruega, com alguns graus negativos, neve com fartura e não me canso dela. É uma paisagem lindissima, disso ninguém duvide. Mas tem os seus contras. Quando para de nevar, a neve transforma-se em gelo e torna-se perigoso caminhar. Mas nada de alarmes, há solução! Para me sentir segura (onde já ouvi isto?...) e melhor tracção ao gelo, tenho as minhas Yaktrax Pro!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

snus

.
Ainda não tinha falado neste tão estimado objecto que, na minha opinião, dá um aspecto decadente a quem o usa, ou pelo menos, à boca de quem o usa.
Não coloco aqui nenhuma foto para não atormentar os mais sensiveis :) mas deixo uma ilustração, não da minha autoria, para vos demonstrar.

Snus, é tabaco em pó humedecido (acho que esta é a melhor maneira de explicar). É um produto sueco, e só comercializado na Escandinavia. Acho que até é proíbido noutros países, mas não tenho a certeza. O Snus, como ia dizendo, é tabaco em pó que é colocado debaixo do lábio superior e terá o mesmo efeito que tabaco (digo eu, que nunca experimentei, mas o M. já e quase que lhe ia dando uma coisinha má de tão forte que esta cena é) mas bem mais forte e, ao que parece, bem mais eficaz a maleitas bocais.

Aqui é bastante utilizado, por eles e por elas. E uma coisa que me impressiona também, é a duração que eles o mantém na boca!