segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

aqui vou eu :)

.
Vou sair hoje daqui da Noruega, mas só chego a Portugal amanhã de manhã. Ansiosa pelos abraços dos meus pais e do beijo repenicado do Mooch! :)
Vai ser dureza. Acreditem!
Saímos depois de almoço no bus que nos leva até ao aeroporto, à noite temos avião para Londres (Stansted) e pernoitamos no aeroporto até às 6h30 da matina. Ai, ai... vai custar!
E espero estar no Porto bem cedo pela manhã!

Como já perceberam, vou estar ausente uns tempos, mas pelos melhores motivos! :)

Desejo-vos, meus amigos, familia, conhecidos e desconhecidos, um Feliz Natal e um novo ano cheio de bons momentos, alegria, e MUITA SAÚDE!!!

God Jul og Godt Nyttår!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Portugueses

.
Entrei no bus e deparei-me com uma máquina nova para inserir o cartão (uso cartão mensal, fica bem mais económico). Procurava pelo orifício para "meter" o raio do cartão, o motorista, muito simpático, pegou no cartão e lá me desenrrascou. E pergunta-me ele: "Snakker du spansk? (acho que não carece tradução). Vi logo que ele deveria ser português, e respondi: "Português".
E ele todo ele se sorriu :) E eu também, claro!
Perguntou-me se estava cá há muito tempo e se conhecia mais portugueses aqui na "cidade" (não me habituo ao facto de lhe chamarem cidade, para mim é uma vilazinha). Disse-lhe que estava desde finais de Janeiro e que não conheço muitos portugueses, mas que eles andam aí, andam!
Super simpático, super feliz por ter encontrado alguém que fala a mesma língua. 

Realmente, esta coisa de estarmos fora do nosso país, bate forte, carago!

Está cá há já 13 anos, casado com uma norueguesa e com filhos (não sei quantos). Mas diz que não se habitua ao Sul da Noruega, viveu sempre no Norte e diz que prefere. As pessoas são mais afáveis e os filhos não gostam do Sul. É dificil fazer amizades com os noruegueses, já o tinha dito. Como eu os compreendo, a sério!
Segundo ele, os filhos não se adaptam porque aqui os jovens são demasiado snobs, exibicionistas e pouco educados. Subscrevo e assino por baixo.
Num país onde os jovens não teem que se preocupar com dinheiro, porque os pais o teem, e MUITO, há-que exibi-lo, claro!
E nós sabemos como isso é. Vê-se por todo o lado, eu sei, os jovens cada vez mais preocupados com a imagem, e com o que teem. O iPod, o iPhone e tudo, e tudo, e tudo. É impressionante como a "canalha" aqui, e digo piolhos de 13 e 14 anos, com iPhones!?!?!?! Acham isto normal?!?!
Pois eu não, desculpem!
Eu, que sou uma pessoa desprovida desses caprichos conssumistas. Não tenho iPod (nem nunca tive sequer um Mp3 porque nunca quis nem nunca me fez falta); não tenho máquina digital XPTO (ainda) mas espero vir a ter, mas reparem, tenho 34 anos e eu, que até adoro fotografia e sempre desejei ter uma VALENTE máquina fotográfica, nunca a pude comprar - ou porque não tinha dinheiro na altura, ou porque aparecia sempre outras prioridades; não tenho iPhone e até acho um objecto bem interessante, e até bonito, vá lá, mas não preciso de um mini-computador portátil e que até tira umas fotos, e até dá para telefonar e receber chamadas... Para isso tenho o meu Mac, o meu instrumento de trabalho e, esse sim, tem que ser uma máquina do caraças porque é dele que sobrevivo, e tenho um telemóvel, que até dá para telefonar, receber chamadas, enviar mensagens e receber também. Não acham maravilhoso?! :)

Fora de brincadeiras, agora a sério, voltando ao motorista, que até me esqueci de lhe perguntar o nome, ele diz que vai voltar para o Norte porque os filhos se sentem mesmo deslocados aqui, pelo o ambiente exibicionista e, convinhemos, curto de ideias, das camadas mais jovens.
Diz que em Tromsø, as pessoas são mais simpáticas e afáveis. E que há lá muitos portugueses, mas da velha guarda. Vieram para a apanha do bacalhau, há muitos anos, e por aqui ficaram.

Fiquei a pensar nisso... Quem sabe um dia rumarei para Norte! :)

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

um clássico da literatura infantil norueguesa

.

A ideia de "Trolls dentários" tem sido muito pedagógico para as crianças norueguesas.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

.
Recebi o meu primeiro postal de Natal :)
e adorei! Ela prometeu e cumpriu!


domingo, 14 de dezembro de 2008

o jantar de Natal

.
Foi tranquilo.
Surpreendeu-me bastante a comida, pois estava um pouco apreensiva. Pois como, acho, que já referi aqui, os Noruegueses não são muito apreciadores da boa comida, pelo menos como nós, Portugueses.
O menu era composto por comida tradicional de Natal norueguesa. Sim, a tradição existe aqui! Os jovens é que não apreciam lá muito.
O M., que tem uma boca santa, experimentou um pouco de tudo:
O Pinnekjøtt (costelas de carneiro, salgadas); Lutefisk (bacalhau salgado, mas não é bem o "nosso" bacalhau - o processo é ligeiramente diferente - fica com um aspecto gelatinoso e meio transparente) e provou também carne de veado, que adorou! A carne de veado não tem gordura nenhuma e é muito tenra.
Eu fiquei-me por um salmãozinho cru, marinado com um molho que ainda não sei bem descrever, mas sabia a limão e mostarda, acompanhado por batatas, como não podia deixar de ser. Os pratos Noruegueses teem sempre batata a acompanhar.
No menu havia vinho português, Duque de Viseu, e claro, foi o escolhido.

Discursos sentidos, de agradecimento e de boas vindas. E todos ficaram felizes. 
Ainda tive direito a uma prenda :)

Depois ainda deu para dar um pézinho de dança. :)
E acabou a festa!
Foi uma noite bem passada e nada exageros.

postais de Natal

.
Já vão a caminho...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

fredag

.
Perdi o autocarro.
Boa razão para começar o dia com uma boa caminhada. Em condições de temperatura normais, demoraria uns 30 minutos, mas com neve e gelo no pavimento, demorei quase o dobro.
Cheguei atrasada, o que detesto.
Digo-vos que o melhor exercício é andar na neve e no gelo.
É que resulta exactamente nos sitios que mais queremos.
Experimentem!

Hoje é dia de jantar de Natal da empresa. Ora portanto, como é o meu primeiro jantar de Natal aqui nestas Terras, estou espectante. Será que jantar de Natal é sinonimo de pouca comida e muita bebida? Hum...

Ha en fin fredag!!! (Tenham uma boa sexta-feira!!!)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

para uma mãe especial

.
A vontade de te dar um abraço é enorme, sabias?
Já te disse que para mim és uma mãe especial? Sim, já te disse aqui.
E como adoro "ler-te"? E não é só aqui.
Obrigado por seres exactamente como és: nem mais, nem menos. Para mim és perfeita!

Amigos que nos dão estas palavras merecem todas as estrelas do Céu! (e cristais de neve também)
Também a sinto perto, quando sei que está longe. Afinal os extremos tocam-se!

a ouvir Lambchop

.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

.
"ontem é história, amanhã é mistério, hoje é uma dádiva, e por isso se chama presente."

"yesterday is history, tomorrow is a mystery, today is a gift, that's why it's called the present."

- ouvi esta frase no filme Kung Fu Panda e fiquei a pensar nela. Hum...

o divertimento do M.

.
Agora que tem muito mais tempo livre (muitos dias de folga), o M. diverte-se com os surroundings :)








segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

contagem decrescente

.
Já conto os dias para o Natal. Não que seja a minha festa preferida, mas porque conto os dias para ver os meus pais e o meu Mooch. Que saudades!!! Já lá vão 5 meses que não os vejo, embora o Skype nos aproxime (só por voz) mais um bocadinho, não é a mesma coisa. Voçês sabem o que quero dizer: Sentir o abraço forte dos meus pais, e o entusiasmo, quase histérico, do Mooch :))) é uma sensação única! Devo dizer que é mesmo muito bom sentir saudades! E é sempre bom regressar e sentir este amor forte!

domingo, 7 de dezembro de 2008

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

está a nevar

.
como eu nunca vi!!! Agora que moro fora da "cidade", tenho que vir de bus, pelo menos agora no Inverno. A intenção é mesmo caminhar, mas agora com esta "tempestade" de neve, chegaria a empresa petrificada, ou tipo boneco de neve!
Hoje, que neva a pacotes, esperamos, eu e o M., uns 20 minutos pelo bus!!! Escusado será dizer que pareciamos 2 esquimós. Aliás, eu parecia mais o Kenny! :))

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

açucar



a mudança

.
durou o fim de semana todo. Quase todo. Ainda deu para conhecermos o T., português, de Leiria, que veio, pela segunda vez a Arendal, num espaço de alguns meses. E parece-me que pelas melhores razões! :) A comunidade começa a aumentar! Os noruegueses que não se ponham a pau!!
Com a mudança, mantive-me um pouco afastada do blog, primeiro porque não tive tempo e, segundo, porque não tinhamos net (pensavamos nós). Por 2 vezes chamamos o senhorio (sempre atencioso) para nos resolver o problema, que afinal não o era! Era só um problema de cabo (ooppsss). Ora estão a imaginar um fim de semana inteiro sem net, sem TV (também não é que faça muita falta) e no meio (quase) da floresta! :) A casa é muito queridinha, mais pequena do que a anterior, mas mais quente e mais "cozy". Ontem acordamos com neve. As casas parecem as famosas Pepperkakehus (em norueguês), ou Gingerbread House (em inglês).

Obrigado a todos. Adorei os vossos comentários! *
Boa semana!!