domingo, 14 de dezembro de 2008

o jantar de Natal

.
Foi tranquilo.
Surpreendeu-me bastante a comida, pois estava um pouco apreensiva. Pois como, acho, que já referi aqui, os Noruegueses não são muito apreciadores da boa comida, pelo menos como nós, Portugueses.
O menu era composto por comida tradicional de Natal norueguesa. Sim, a tradição existe aqui! Os jovens é que não apreciam lá muito.
O M., que tem uma boca santa, experimentou um pouco de tudo:
O Pinnekjøtt (costelas de carneiro, salgadas); Lutefisk (bacalhau salgado, mas não é bem o "nosso" bacalhau - o processo é ligeiramente diferente - fica com um aspecto gelatinoso e meio transparente) e provou também carne de veado, que adorou! A carne de veado não tem gordura nenhuma e é muito tenra.
Eu fiquei-me por um salmãozinho cru, marinado com um molho que ainda não sei bem descrever, mas sabia a limão e mostarda, acompanhado por batatas, como não podia deixar de ser. Os pratos Noruegueses teem sempre batata a acompanhar.
No menu havia vinho português, Duque de Viseu, e claro, foi o escolhido.

Discursos sentidos, de agradecimento e de boas vindas. E todos ficaram felizes. 
Ainda tive direito a uma prenda :)

Depois ainda deu para dar um pézinho de dança. :)
E acabou a festa!
Foi uma noite bem passada e nada exageros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Faltou-te a "sobremesa": KARAOKE!!!
Se pensavas - tal como eu - que os japoneses é que deliravam com o microfone, espera só até veres os noruegueses!!! :-)
É a verdadeira loucura...

MIKE

Anónimo disse...

Faltou-te a "sobremesa": KARAOKE!!!
Se pensavas - tal como eu - que os japoneses é que deliravam com o microfone, espera só até veres os noruegueses!!! :-)
É a verdadeira loucura...

MIKE