segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

aqui vou eu :)

.
Vou sair hoje daqui da Noruega, mas só chego a Portugal amanhã de manhã. Ansiosa pelos abraços dos meus pais e do beijo repenicado do Mooch! :)
Vai ser dureza. Acreditem!
Saímos depois de almoço no bus que nos leva até ao aeroporto, à noite temos avião para Londres (Stansted) e pernoitamos no aeroporto até às 6h30 da matina. Ai, ai... vai custar!
E espero estar no Porto bem cedo pela manhã!

Como já perceberam, vou estar ausente uns tempos, mas pelos melhores motivos! :)

Desejo-vos, meus amigos, familia, conhecidos e desconhecidos, um Feliz Natal e um novo ano cheio de bons momentos, alegria, e MUITA SAÚDE!!!

God Jul og Godt Nyttår!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Portugueses

.
Entrei no bus e deparei-me com uma máquina nova para inserir o cartão (uso cartão mensal, fica bem mais económico). Procurava pelo orifício para "meter" o raio do cartão, o motorista, muito simpático, pegou no cartão e lá me desenrrascou. E pergunta-me ele: "Snakker du spansk? (acho que não carece tradução). Vi logo que ele deveria ser português, e respondi: "Português".
E ele todo ele se sorriu :) E eu também, claro!
Perguntou-me se estava cá há muito tempo e se conhecia mais portugueses aqui na "cidade" (não me habituo ao facto de lhe chamarem cidade, para mim é uma vilazinha). Disse-lhe que estava desde finais de Janeiro e que não conheço muitos portugueses, mas que eles andam aí, andam!
Super simpático, super feliz por ter encontrado alguém que fala a mesma língua. 

Realmente, esta coisa de estarmos fora do nosso país, bate forte, carago!

Está cá há já 13 anos, casado com uma norueguesa e com filhos (não sei quantos). Mas diz que não se habitua ao Sul da Noruega, viveu sempre no Norte e diz que prefere. As pessoas são mais afáveis e os filhos não gostam do Sul. É dificil fazer amizades com os noruegueses, já o tinha dito. Como eu os compreendo, a sério!
Segundo ele, os filhos não se adaptam porque aqui os jovens são demasiado snobs, exibicionistas e pouco educados. Subscrevo e assino por baixo.
Num país onde os jovens não teem que se preocupar com dinheiro, porque os pais o teem, e MUITO, há-que exibi-lo, claro!
E nós sabemos como isso é. Vê-se por todo o lado, eu sei, os jovens cada vez mais preocupados com a imagem, e com o que teem. O iPod, o iPhone e tudo, e tudo, e tudo. É impressionante como a "canalha" aqui, e digo piolhos de 13 e 14 anos, com iPhones!?!?!?! Acham isto normal?!?!
Pois eu não, desculpem!
Eu, que sou uma pessoa desprovida desses caprichos conssumistas. Não tenho iPod (nem nunca tive sequer um Mp3 porque nunca quis nem nunca me fez falta); não tenho máquina digital XPTO (ainda) mas espero vir a ter, mas reparem, tenho 34 anos e eu, que até adoro fotografia e sempre desejei ter uma VALENTE máquina fotográfica, nunca a pude comprar - ou porque não tinha dinheiro na altura, ou porque aparecia sempre outras prioridades; não tenho iPhone e até acho um objecto bem interessante, e até bonito, vá lá, mas não preciso de um mini-computador portátil e que até tira umas fotos, e até dá para telefonar e receber chamadas... Para isso tenho o meu Mac, o meu instrumento de trabalho e, esse sim, tem que ser uma máquina do caraças porque é dele que sobrevivo, e tenho um telemóvel, que até dá para telefonar, receber chamadas, enviar mensagens e receber também. Não acham maravilhoso?! :)

Fora de brincadeiras, agora a sério, voltando ao motorista, que até me esqueci de lhe perguntar o nome, ele diz que vai voltar para o Norte porque os filhos se sentem mesmo deslocados aqui, pelo o ambiente exibicionista e, convinhemos, curto de ideias, das camadas mais jovens.
Diz que em Tromsø, as pessoas são mais simpáticas e afáveis. E que há lá muitos portugueses, mas da velha guarda. Vieram para a apanha do bacalhau, há muitos anos, e por aqui ficaram.

Fiquei a pensar nisso... Quem sabe um dia rumarei para Norte! :)

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

um clássico da literatura infantil norueguesa

.

A ideia de "Trolls dentários" tem sido muito pedagógico para as crianças norueguesas.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

.
Recebi o meu primeiro postal de Natal :)
e adorei! Ela prometeu e cumpriu!


domingo, 14 de dezembro de 2008

o jantar de Natal

.
Foi tranquilo.
Surpreendeu-me bastante a comida, pois estava um pouco apreensiva. Pois como, acho, que já referi aqui, os Noruegueses não são muito apreciadores da boa comida, pelo menos como nós, Portugueses.
O menu era composto por comida tradicional de Natal norueguesa. Sim, a tradição existe aqui! Os jovens é que não apreciam lá muito.
O M., que tem uma boca santa, experimentou um pouco de tudo:
O Pinnekjøtt (costelas de carneiro, salgadas); Lutefisk (bacalhau salgado, mas não é bem o "nosso" bacalhau - o processo é ligeiramente diferente - fica com um aspecto gelatinoso e meio transparente) e provou também carne de veado, que adorou! A carne de veado não tem gordura nenhuma e é muito tenra.
Eu fiquei-me por um salmãozinho cru, marinado com um molho que ainda não sei bem descrever, mas sabia a limão e mostarda, acompanhado por batatas, como não podia deixar de ser. Os pratos Noruegueses teem sempre batata a acompanhar.
No menu havia vinho português, Duque de Viseu, e claro, foi o escolhido.

Discursos sentidos, de agradecimento e de boas vindas. E todos ficaram felizes. 
Ainda tive direito a uma prenda :)

Depois ainda deu para dar um pézinho de dança. :)
E acabou a festa!
Foi uma noite bem passada e nada exageros.

postais de Natal

.
Já vão a caminho...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

fredag

.
Perdi o autocarro.
Boa razão para começar o dia com uma boa caminhada. Em condições de temperatura normais, demoraria uns 30 minutos, mas com neve e gelo no pavimento, demorei quase o dobro.
Cheguei atrasada, o que detesto.
Digo-vos que o melhor exercício é andar na neve e no gelo.
É que resulta exactamente nos sitios que mais queremos.
Experimentem!

Hoje é dia de jantar de Natal da empresa. Ora portanto, como é o meu primeiro jantar de Natal aqui nestas Terras, estou espectante. Será que jantar de Natal é sinonimo de pouca comida e muita bebida? Hum...

Ha en fin fredag!!! (Tenham uma boa sexta-feira!!!)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

para uma mãe especial

.
A vontade de te dar um abraço é enorme, sabias?
Já te disse que para mim és uma mãe especial? Sim, já te disse aqui.
E como adoro "ler-te"? E não é só aqui.
Obrigado por seres exactamente como és: nem mais, nem menos. Para mim és perfeita!

Amigos que nos dão estas palavras merecem todas as estrelas do Céu! (e cristais de neve também)
Também a sinto perto, quando sei que está longe. Afinal os extremos tocam-se!

a ouvir Lambchop

.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

.
"ontem é história, amanhã é mistério, hoje é uma dádiva, e por isso se chama presente."

"yesterday is history, tomorrow is a mystery, today is a gift, that's why it's called the present."

- ouvi esta frase no filme Kung Fu Panda e fiquei a pensar nela. Hum...

o divertimento do M.

.
Agora que tem muito mais tempo livre (muitos dias de folga), o M. diverte-se com os surroundings :)








segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

contagem decrescente

.
Já conto os dias para o Natal. Não que seja a minha festa preferida, mas porque conto os dias para ver os meus pais e o meu Mooch. Que saudades!!! Já lá vão 5 meses que não os vejo, embora o Skype nos aproxime (só por voz) mais um bocadinho, não é a mesma coisa. Voçês sabem o que quero dizer: Sentir o abraço forte dos meus pais, e o entusiasmo, quase histérico, do Mooch :))) é uma sensação única! Devo dizer que é mesmo muito bom sentir saudades! E é sempre bom regressar e sentir este amor forte!

domingo, 7 de dezembro de 2008

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

está a nevar

.
como eu nunca vi!!! Agora que moro fora da "cidade", tenho que vir de bus, pelo menos agora no Inverno. A intenção é mesmo caminhar, mas agora com esta "tempestade" de neve, chegaria a empresa petrificada, ou tipo boneco de neve!
Hoje, que neva a pacotes, esperamos, eu e o M., uns 20 minutos pelo bus!!! Escusado será dizer que pareciamos 2 esquimós. Aliás, eu parecia mais o Kenny! :))

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

açucar



a mudança

.
durou o fim de semana todo. Quase todo. Ainda deu para conhecermos o T., português, de Leiria, que veio, pela segunda vez a Arendal, num espaço de alguns meses. E parece-me que pelas melhores razões! :) A comunidade começa a aumentar! Os noruegueses que não se ponham a pau!!
Com a mudança, mantive-me um pouco afastada do blog, primeiro porque não tive tempo e, segundo, porque não tinhamos net (pensavamos nós). Por 2 vezes chamamos o senhorio (sempre atencioso) para nos resolver o problema, que afinal não o era! Era só um problema de cabo (ooppsss). Ora estão a imaginar um fim de semana inteiro sem net, sem TV (também não é que faça muita falta) e no meio (quase) da floresta! :) A casa é muito queridinha, mais pequena do que a anterior, mas mais quente e mais "cozy". Ontem acordamos com neve. As casas parecem as famosas Pepperkakehus (em norueguês), ou Gingerbread House (em inglês).

Obrigado a todos. Adorei os vossos comentários! *
Boa semana!!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

coincidências...

.
das coincidências, faz hoje precisamente 10 meses que aqui chegamos. Para nós, foi uma grande mudança, e uma nova vida. E porque falo eu em coincidências? Porque hoje vamos mudar de casa, o que corresponde a uma nova mudança. Afinal, as coincidências existem. :)
Não foi programado, mas não deixa de ter uma certa piada.
Poderiamos ficar ainda o mês de Dezembro nesta, mas antes que a neve chegue, o melhor é prevenir!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

agora que cá estou há quase 10 meses:

.
· Eles palitam os dentes em qualquer altura, a qualquer hora, em qualquer lugar, na presença de qualquer pessoa;
· Deixam ficar o palito na boca (sim, o meu director criativo está a trabalhar com ele na boca neste momento);
· Depois de comerem qualquer coisa, ADORAM fazer aquele ruidinho de sucção (desculpem a expressão, mas foi a que ocorreu) para tirarem os restos que ficam entre os dentes;
· Arrotam como NUNCA ouvi, em qualquer altura, a qualquer hora, em qualquer lugar, na presença de qualquer pessoa;
· E claro, gostam de fazer ruído ao beberem o cafézinho, como não podia deixar de ser.

E pronto, tenho dito! (já há algum tempo que queria escrever isto)

deixem-me respirar...Ufa!

.
Eh pá, já não os posso ouvir! Caneco!
Como já aqui havia referido, e aqui, sobre o espaço onde trabalho, imaginam agora a minha cabeça?! Estão há 2 horas, mesmo ao meu lado, a discutir sobre a forma como se devia ter o mapa de trabalho (onde cada um de nós coloca o tempo que demora em cada trabalho, colocando o nome do cliente, o projecto e o tempo)! É do caraças! 
Ás vezes gostava de ter uma sala só para mim! É impossivel concentrar-me com eles aqui a repetirem, não sei quantas vezes, a mesma coisa!! E ainda para mais, não os percebendo, ou só um pouquinho, é de uma pessoa levar as mãos à cabeça!

P.S. Este post é mais um desabafo. Não é para ser levado como um contra de estar na Noruega, ou talvez sim. Eu preciso é de ter muita paciência, como já aqui havia dito também.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

foi assim

.
Sábado foram os anos do M. 
Com direito a jantar fora e saída à noite. Já aqui havia dito que eles não sabem se divertir sem beberem. Ora pois então, se não conseguimos vence-los, tivemos que nos juntar a eles. :) Perdemos um pouco a lucidez e lá nos aventuramos na bebida. Digo-vos, que já há muito que não me divertia tanto!

Domingo, jantar lá em casa, com um inglês e o filho de 13 anos louco pelo Cristiano Ronaldo e claro, do Manchester United, e um norueguês, ainda a ressacar da noite anterior. De rir! 
Uma das prendas do M., foi uma cana de pesca, toda artilhada, pois o C. faz questão de o acompanhar na iniciação. :) A ver...

domingo, 23 de novembro de 2008

fui desafiada...

.
... pela Maria Inês a "colocar uma foto individual; escolher uma banda/artista de eleição; responder às perguntas com títulos de canções da banda/artista escolhido; e desafiar 4 bloguistas para passarem a outro e não ao mesmo"



Tenho várias/os bandas/artistas de eleição mas um dos de topo: Madrugada (e não é por estar na Noruega)

1. és homem ou mulher? Belladonna

2. descreve-te: Quite Emotional

3. o que as pessoas acham de ti? Shine

4. como descreves o teu último relacionamento: Valley of Deception

5. descreve o estado actual da tua relação: Hands Up - I love you

6. onde querias estar agora? On your side

7. o que pensas a respeito do amor? Majesty

8. como é a tua vida? Running out of time

9. o que pedirias se pudesses ter só um desejo? Step into this room and dance for me

10. escreve uma frase sábia: Tonight I have no words for you

Passo a bola aos seguintes:





sábado, 22 de novembro de 2008

para ti ♥

.


pArAbéNs 

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

The future looks bright

.


Já vos disse que gosto da publicidade norueguesa? Gosto!

reuniões

.
Não sei se é uma mania, ou se é cultural, mas acontece na minha empresa (não sei se é comum noutras aqui na Noruega), ADORAM reuniões!!! Parece impossível!!! Passam HORAS a discutir a "mesmissima" coisa!!! É inacreditável! Repetem-se, e reafirmam, e concordam, e discordam, e voltam a repetir, e voltamos ao mesmo... É de doidos!!!!!

Aqui está mais uma razão porque eles são lentos. Passam a vida nisto, e o trabalho que é bom... "vai no batalha"!

ele está a chegar

.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

dirty sexy money

.
A semana passada estreou uma série aqui, que segundo o M., tinha começado em Portugal um pouco antes de termos vindo para cá. Dirty Sexy Money, estou viciada! :)

os Monty Python já teem canal no YouTube :)

.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

antes que chegue o próximo fim-de-semana...

.
... tenho que vos contar o anterior.

Sábado fomos jantar a casa de um casal amigo. Eles são indianos. (Eu ADORO comida indiana - é só um aparte) São do sul, não me lembro bem o nome da cidade, mas sei que a língua é malayalam, uma das 22 línguas oficias (!!!!!) faladas na India! Sim, leram bem, 22!! Não dialectos, LÍNGUAS! Fiquei pasmada! (pudera, se eles são o segundo país mais populoso no mundo) E a caligrafia é lindissima.
Ora pois então, presentearam-nos com um belo jantar, com diversos pratos (como é tradição).
Ghee Rice, Fish Molly, Chicken with Gravy, Masala Dosa with Chutney e para sobremesa, Pazham Pori, que é considerado um snack. Bem, digo-vos, estava tudo delicioso! Hiper picante, é certo, mas divinal! Hum!!!! Ao som de música indiana, como não poderia deixar de ser.
Acabamos a noite a jogar à Sueca :))) Há ANOS que não jogava cartas!!! Muito bom!

Domingo, convidamos o nosso professor de norueguês e a mulher, para jantarem lá em casa.
Recebemos a nossa primeira prenda de Natal (bebidas, claro!). Um jantar bem apetitoso com o "nosso/deles" bacalhau. E acompanhado, claro está, por um bom vinho português.
Mais jantares destes se aproximam! :)
Entretanto, esperamos pela visita da S. e do K. que estão bem lá no Norte. E vamos esperando.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

gosto da voz dela



É Norueguesa também :)

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

ego


não existem ursos polares, mas...

.
... esta manhã, apareceram aqui numa ilha em frente, Tromøy, estas foquinhas lindas. :)

terça-feira, 11 de novembro de 2008

não me levem a mal se

.
... usar "Mmmmm" como "enchimento" de conversa
... uma acentuada "ingestão" de ar começar a fazer parte do meu vocabulário (só ouvido, é quase impossivel descrever)
... achar que 5º graus até é uma temperatura amena (já começo a achar) - como os noruegueses dizem: "Não existe tal coisa como mau tempo, apenas mau vestuário" :)
... começo a acreditar que não tendo muita escolha de produtos no supermercado, é mais fácil fazer compras
... achar que pagar 1,50 € por um café em Portugal, é baratissimo

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

no trabalho

.
Domingo foi dia de Bacalhau assado :) Hum! Que delícia!
A semana começou com a reunião de tráfico, reunião essa onde discutimos e distribuimos novos trabalhos, ou trabalhos que ainda sejam da semana anterior, mas que ainda estejam a ser concluídos.
Delineamos timings de entrega, marcamos reuniões e apresentações de projectos aos clientes.
O trabalho tem sido muito, ou antes, como tenho sido a única designer "no pedaço", pois o meu director criativo é copywriter, e design tem feito pouco, mas desde o inicio deste mês temos um novo designer, e assim, achava eu, iria ter mais tempo para respirar... pois... pois... parece que aumentou o volume de trabalho!! Caneco!

E este é a nossa mascote :) É lindo! :) O nome dele é Troj (lê-se Troy), e vem para a empresa todos os dias com o S., que é um freelancer que trabalha aqui numa sala ao lado. O S. também colabora conosco, quando precisamos. É um rapaz simpático e sempre disponível para ajudar. É o que eu digo, eles são genuinamente simpáticos.


sábado, 8 de novembro de 2008

ainda falando em bandas norueguesas

.
Uma das minhas bandas preferidas, Madrugada, ainda eu nem sonhava que vinha parar à Noruega, já os ouvia. 
E esta é a música de eleição. Ouço-a vezes sem conta. 


sexta-feira, 7 de novembro de 2008

a ouvir Kings of Convenience

.



Sim, são noruegueses. Há tanto tempo que os ouço e sem saber que eram noruegueses! Ignorante, eu...

The Sun Always Shines on T.V.

.
Durante uma reunião:
O meu director criativo - ...bla...bla... and The Sun Always Shines on T.V.! (dando como referência esta frase, um exemplo)
O cliente - O meu irmão escreveu essa letra.
...
O meu director criativo - Hum...
O cliente - Sim, eu sou irmão do teclista dos A-Ha.

A Noruega é um país "pequeno". :)

zombie

.
Segundo o E., na Dinamarca, a vacina anti-gripe devia ser um caso a pensar. Hum... Vou pensar nisso.

A noite de quarta para quinta, foi uma noite para esquecer. O vizinho, desempregado, e talvez ainda com reminiscências de uma puberdade, talvez, mal passada, resolveu dar uma festa para os amigos. Estava eu muito bem no meu 3º sono, quando (3h da manhã) ligam a aparelhagem em décibeis pouco recomendados para aquela hora e muito menos para aquele dia da semana. Já não bastaria ser acordada assim, os "meninos" resolvem acompanhar a bela da música (eles teem muito bom gosto...sim...sim) com gritos estridentes. Ainda esperamos um tempo para ver se aquilo era só um estado eufórico momentaneo, mas não!! Vai daí, que o M. resolve o problema. Há-que chamar a politi. Assunto resolvido às 5h da manhã... É claro que não dormi mais.
Ontem parecia uma zombie, não estava muito criativa, como devem compreender. Cheguei a casa, directa para o "vale dos lençois".

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

...

.
Continuo com uma "carga" (constipação) do caraças! Bem, nem é bem a constipação que me chateia, é mesmo a garganta e aquela voz "ññññ" que permanece e teima em continuar. Hum... e eu a pensar que ia ficar com uma voz sexy. Pois sim...

terça-feira, 4 de novembro de 2008

a ouvir "breath me"

.

bacalhau

.
Continuamos com as aulas de norueguês. Está a ser um processo lento, mas havemos de aprender (raios!). Ontem tivemos mais uma aula, ao final da tarde, e desta vez, o nosso professor, não veio de mãos vazias, trouxe o bacalhau que haviamos encomendado.
Pois é, o G. é de Bergen (não é bem de Bergen, mas é a cidade mais próxima da vila dele), há uns tempos atrás, ele foi fazer uma visitinha à familia, e disse-nos que iria encomendar bacalhau de lá. Ora os nossos olhos até-se arregalaram! BACALHAU!! Claro que sim! Venha ele!
Trouxe 2 belos espécimes, de 3Kg e tal cada um! E digo-vos que é igualzinho ao "nosso" que é deles! (trocadilho)

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

domingo

.
De volta ao trabalho!
Sábado, a S. fez anos. A S. é a minha "irmã", que já cá esteve por 2 vezes. Parabéns a ti e obrigado por continuares presente. :)
Estes dias foram foram passados um pouco por casa (pois estava/estou constipada), mas como não sou rapariga de ficar muito tempo "encarcerada", a minha cabeça começa a não funcionar direito, e mesmo com a garganta "lixada", fui na mesma ao cafézinho. Também arriscamos a ir as compras a Stoa (zona de comércio fora do centro da cidade). Aquisições: umas calças para a neve e um casaco, só faltam as botas.

Ontem, o M. fez umas espetadas de carne de porco com um chouricinho (tuga, claro) que estavam deliciosas. Era de chorar por mais! Hum...




sábado, 1 de novembro de 2008

hei på dere alla*

.
* Olá a todos.

Desculpem a pequena ausência, mas é devido a uma dor de garganta terrivel, que começou na sexta-feira, e que teima em continuar, sendo que agora, já é uma gripe.
Vou continuar a minha pequena hibernação. Voltarei, espero, em breve.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

lá vem ela outra vez

.
De novo, falo "neles". Eu sei que pode ser maçadora a repetição, mas tenho que voltar a carga. Primeiro tenho que fazer uma breve descrição do cenário: como em milhares de gabinetes de design em todo o mundo, e não fugindo à regra, a nossa sala é um open space, e portanto a minha mesa fica mesmo em frente, ou antes, colada à do meu director criativo. Estou de frente para ele e ele para mim.
Pois então, agora o "quadro": o cliente sentado ao lado do director, numa conversa amena... bla... bla... bla... a ver o trabalho no monitor, a fazer comentários (numa espécie de reunião informal, em que o cliente, até tem queda para a coisa, e a dar as suas achegas no trabalho - como nós gostamos, não é??!!!) - odeio, odeio e odeio! - enfim, mas continuando, vai daí que o CLIENTE, saca do PALITO (que ao que parece, TODOS andam com um, religiosamente, no bolso)!!
A sério, começo a ficar perturbada. Isto é um objecto, pelos vistos, bem querido aqui nestas terras. Eu não consigo me habituar à ideia de, a toda a hora, vê-los na "palitagem". Não consigo!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

mulher do campo

.
Pois é meus amigos! Estou a verdadeira mulher do campo. Eu corto a lenha e acendo a lareira (neste caso, salamandra). Foi preciso vir para a Noruega para me tornar uma countryside woman (não sei se existe este termo, mas voçês entendem). E sabem que mais, estou a gostar muito!

Ontem o M. chegou! A mala estava cheia de coisas boas (leia-se: portuguesas) para a nossa dispensa. E prendas!
Antes do M. chegar, recebi um telefonema que me emocionou, outra vez, pois ela vai para longe e eu desejo-lhe toda a sorte do mundo. Estou certa que vai fazer muitas crianças felizes.

Ainda a propósito das prendas, tenho recebido cartas, postais, de vários sítios (até da India) e prendas. Recebi uma criatura (da Finlandia) com pés mágicos para inspiração :) e até o livro das New 7 Wonders of the World. Obrigado T. e L.
A última prenda que recebi, esta por email, partilho convosco:


Obrigado O.

neve ⁂

.
Já neva!!!! Começou agora mesmo!!! :)

terça-feira, 28 de outubro de 2008

:)

.
O M. volta hoje... hum... saudades muitas! Tenho a dizer que não me dou mesmo a viver sózinha. Não gosto e pronto! (acho que ainda estaria com os meus pais, se o M. não me tivesse achado. - gosto de dizer assim - Achamo-nos) Depois de um fim de semana em maratona de DVDs e com outros projectos à mistura, deu para "Skypar" um pouco e falar com a Tulipa no MSN. Que saudades tenho das nossas conversas, regadas com um bom vinho (português, claro) e deliciosamente acompanhadas por jantares que só ela sabe. Conversas de tudo e de nada. De casos e acasos. Conversas simples e delicadas. Conversas sérias e sem o serem. Saudades dos bichinhos dela. Saudades do mundo dela, num dos sitios mais bonitos do Porto, a Ribeira.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

L.M.

.
A partir d'agora ninguem mais mexe nas minhas coisas proíbidas!
(adoro as "tiradas" das crianças e então quando elas tentam manter uma conversa de adulto, é uma delícia) :)

vício

.
Parece impossivel, mas acho que estou a ficar viciada em café! Não posso acreditar, vim eu para a Noruega, onde o café é fraco, fraquito, fraquissimo, nada tem a ver com o "nosso", e bebe-se como água. Assim estou eu, a encher a minha chávena, não sei quantas vezes ao dia, e até já começo a colocar menos açucar (já que os noruegueses o tomam sem). Lá está a velha frase: Primeiro estranha-se, depois... Pois!

domingo, 26 de outubro de 2008

hora

.
A hora mudou. Agora começa a anoitecer mais cedo. São 17h30 neste momento e já é noite. O Inverno espreita.

sábado, 25 de outubro de 2008

jornal

.
Hoje de manhã, no café, a ler o jornal, e olhem o que encontrei!

Olhem aqui e aqui!


"A Casa da Música no Porto vale a pena visitar. Este edifício de arquitectura espectacular construído para receber grandes estrelas, e muitas vezes, artistas noruegueses também. Saiba mais sobre esta construção em www.casadamusica.com" - e é mais ou menos isto que diz.
Ah pois é! Muito bom ver imagens "nossas" por aqui.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

amigos

.
Por vezes, estamos tão cansados e fartos de tudo que não queremos cumprimentar ou ver ninguém. Mas gostávamos que nos saudassem e que nos acolhessem bem. Saudar quer dizer dar saúde, desejar saúde. E a palavra grega para dizer o mesmo é: "alegra-te"; isto é: "põe-te bom e positivo, de cara levantada". A má cara, a tristeza e o pessimismo são a nossa doença e não a tratamos.

Vasco Pinto de Magalhães, Não Há Soluções, Há Caminhos

Coloquei este pensamento aqui porque merece ser lido. Por algum motivo, um dia já nos sentimos assim. Todos. Sem excepção.

Alegrai-vos! :)

hoje, sexta-feira

.
O M. foi a Portugal por uns dias. Fico na companhia de uns DVDs, este, este (já os vi mas é sempre bom rever os filmes que gostamos) e mais alguns.
O dia está solarengo e a temperatura aponta para os 10º. Nada mau! :)
Ontem começou o Oktober, uma cópia, em ponto pequeno, deste.

E para terminar este post, deixo aqui o link da loja online de uma amiga finlandesa. Tem coisas bem giras. Está em finlandes, mas teem sempre o google para traduzir, aqui.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

"save our seas"

.
Ontem fui fazer uma visita a uma empresa nossa cliente. É bom ficar a conhecer e perceber os nossos clientes. Para o meu trabalho é essencial!
Esta empresa fabrica 3 produtos de alta qualidade (incineradores, ejectores e janelas anti-incêndio) para navios e empresas offshore.
O slogan da empresa, Salvar os nossos mares, é um reflexo de que o principal produto, os incineradores, ajudem o cliente a "livrar-se" dos vários tipos de poluentes e resíduos no local. Dizem eles que a incineração com uma combustão completa, no local (no navio), tem muito menos impacto sobre o meio ambiente, comparado com qualquer outra alternativa.
Os ejectores funcionam como aspiradores.

Ainda bem que existem empresas com este princípio!

prespectivas de mudança

.
Na terça-feira, fomos ver uma casa. Gostamos muito! Fora da cidade, perto de um lago, no meio da natureza e com um pequeno alpendre para olharmos as estrelas. :)
Muito confortável, imensos armários para arrumação, mais barata do que a actual e mais longe do centro (o que para nós é uma vantagem, porque há-que fazer exercício, já que - e num dos contras, eu referi - engordei!)
Bem, acho que a mudança é inevitável. Ainda não sei para quando, mas espera-se breve.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

pensamento para hoje

.
Alegrar-se com o bem dos outros é um princípio de felicidade em que nos temos de educar. Incomoda um  mundo de "bota-abaixo", que não sabe ver nem alegrar-se com o bem alheio. É já grande coisa entristecer-se e doer-se com o sofrimento do amigo, e quase todos somos capazes disso. Outra coisa é alegrar-se com o bem do próximo - isso é grandeza de alma!

Vasco Pinto de Magalhães, Não Há Soluções, Há Caminhos.

E porque coloco eu aqui o pensamento para hoje, dia 21 de Outubro do livro Não Há Soluções, Há Caminhos?(perguntam voçês)
Porque eu tenho este livro (há já uns anos) e quero aqui partilha-lo por ser um livro cheio de bons pensamentos para todos os dias do ano. 365 dias, 365 pensamentos. Para meditar e reflectir. Um livro para ler e reler vezes sem conta.
Vasco Pinto de Magalhães, para quem não sabe, é um padre jesuíta que começou por estudar engenharia mas acabou por se licenciar em Filosofia e depois, em Teologia, em Roma. O padre Vasco é um Mestre da palavra, um comunicador por excelência (que tenho a sorte de conhecer).
Agora que estou longe, sinto um pouco a falta de o ouvir. De vez enquando ia assistir as suas palestras no CREU (perto da casa dos meus pais). É uma pessoa contagiante.


B. Pitt (em ponto pequeno)

.
Então aqui vai e a pedido (especial). O "B. Pitt" tem-se cruzado comigo todos os dias de manhã quando venho para a empresa, o tal girissimo, como alguém o chamou. No sitio do costume não o tenho visto.
Meus amigos, este post é uma private jocke, mas tive que o deixar aqui por especial pedido. :)
(estas minhas amigas são uns pontos)

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ritual

.
Eu tenho uma mania (não é bem mania, é um ritual) de ler os Jornais e respectivas revistas/suplementos, de trás para a frente. Primeiro vejo a capa e depois viro o Jornal ao contrário, e começo pela contra-capa.
Pois ontem, enquanto tomavamos café no sitio do costume, reparei num rapaz (que um dia hei-de falar dele, é uma personagem engraçada - faz lembrar uma personagem de Tim Burton) que começou a ler o Jornal da mesma forma. Fez-me sorrir, porque não é muito comum.

prenda

.
Ainda aqui não tinha postado a prenda que recebi da L.
Num dos dias que a L. passeou, sózinha, pela cidade (pois estavamos os dois a trabalhar...sorry L.) ela foi ter comigo à empresa, e ofereceu-me esta linda planta! :)
A cor é linda!




"tugas"

.
O M. conheceu alguns dos portugueses que vivem aqui na cidade ao lado, Grimstad.
No sábado á noite, o M. estava a trabalhar no bar e eis que os "tugas" apareceram.
Simpáticos, foram ter com ele e: "Snakker du portugisisk?" (não carece tradução) :)
Já tinha trocado uns emails com eles, mas nunca tive a oportunidade de os conhecer.
Agora sim, "Tugas rock!"

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

God Helg!

sotaque

.
Aqui, como em Portugal, existem muitos sotaques. Sendo o País grande (que o é) nem imaginam os dialetos que para aqui existem! A uns 20 minutos daqui, já teem um diferente.
As línguas oficiais são o Bokmål e o Nynorsk (o primeiro é a lingua antiga), e ainda o Samisk (Lapão) que se fala ainda em, pelo menos, duas regiões.
Ora estando eu a aprender o norueguês, eu penso para mim: "Como será uma portuense, com um bocadinho de sotaque do Norte :) a falar noruegues?" 
Pronto, foi um devaneio...

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

postais

.
grrrrrrrrrrrhhhhhhh...
e começam os postais de Natal.
Nestas alturas, fico preocupada comigo. Quero dizer, eu até gosto de os fazer, o problema é quando: "tens que colocar a frase na mesma forma/volume/tipografia como está a assinatura da empresa" ?... Hum... "E então qual é frase para hoje? Para os postalinho, quero eu dizer." .... "Hum?... Pois, tem que ser uma das frases de Natal, escolhes tu, tem é que ter a mesma composição tipográfica que a assinatura"... Hum... 
E pronto, depois tem destas coisas. Nem tudo é perfeito aqui no país de Sua Majestade.
Acho que já aqui falei na falta de organização, ou pelo menos, na que eu estou habituada. 
Faz-me falta um briefing (: an act or instance of giving precise instructions or essential information) escrito.

. 
Cheguei com a cara gelada e o cérebro congelado. Caneco! Já começa a estar mesmo frio! 
Já ligamos a salamandra há alguns dias, e como sabe bem. Hum!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

café mocca

.


Aqui chamam-lhe Café Mocca, mas eu acho que ele é mais conhecido assim.
Só fiquei a conhecer quando aqui cheguei! Digo-vos que o sabor é divinal. A sério! Estou viciada! Mas digam-me voçês, quem é que consegue resistir a uma chávena destas???... pois.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

lørdag og søndag

.
O helg (fim-de-semana) foi calmo. Deu para descansar, e ver um filme (que ainda não acabamos de o ver) An Angel at my table, sobre a vida da escritora neo zelandesa, Janet Frame.
Descobrimos mais uns cantinhos aqui na cidade. Há sempre coisas novas para descobrir.
Tomamos o nosso café expresso in the usual place. Lemos, ou antes, vimos as figurinhas, as revistas (esta e esta) do costume.
O M. fez um curso (intensivo) de Barman, no domingo. E gostou.
O tempo esteve bom, muito sol de Outono e aquele friozinho bom.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

contras de estar na Noruega

.
1 Engordei! (será por me sentir feliz?) :)

2 Saudades dos meus pais (filha única, sim, e mimada, sim, eeeee?????)

3 Saudades do Mooch (o meu cão)

4 Saudades de tomar café ao Sábado de manhã com a minha mãe

5 Gostava de ver os filhos dos meus amigos crescerem...e não posso :( (e foram alguns os que tiveram filhos este ano e no ano anterior)

6 Escusado será dizer, dos amigos

7 É dificil fazer amigos noruegueses

8 A falta de bons restaurantes, ou antes, de boa comida, ou antes, de boa cultura culinária :)

9 Hum... assim de repente não me lembro de mais nada...

O saldo até nem está nada mal.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

fim-de-semana em cheio

.
Aproveitamos que a L. estava cá para fazermos uma tour pelo País Real. :) 
Sábado fomos até Lillesand, uma pequena vila a 60 Km de Arendal (a Sul). A vila tem uma característica, as casas são todas em madeira. Eu sei que vão achar: "OK, mas todas as casas na Noruega são em madeira", mas o que quero dizer é que, a vila é, efectivamente, toda em madeira. Não há um único prédio em cimento, até o Kino (cinema) é em madeira. Apaixonei-me por esta vila, não me importava de ali viver.
Depois seguimos para uma ilha, quase ao lado de Lillesand, Justøy. Aí descobrimos um sitio idílico, como vão puder ver nas fotografias.




Lillesand




cemitério (morre pouca gente por estes lados), Justøy




algures in the woods, Justøy




a praia ideal, Justøy




"Aldeia dos Estrunfes", Justøy


Domingo foi um dia bastante longo e com paisagens de cortar a respiração.
Fomos até as montanhas, como eles (noruegueses) dizem.
Fomos até Hovden, onde existe uma grande estância de ski, ainda com pouca neve.
Passamos por sitios lindos de morrer. Passamos por aqui, onde o tempo parece não passar.
Ao regressar, viemos por Dalen, onde pudemos já sentir a neve nas nossas caras. Lindo!
As fotos não retratam a beleza incrível das paisagens, mas já é um cheirinho. :)




algures em Bygland







Rygnestadtunet










quarta-feira, 8 de outubro de 2008

a ouvir e adoro

.

café...

.
Parece impossível, mas nem tempo tenho para tomar café. Caneco!

desculpem a ausência

.
A L. foi embora segunda de manhã. :(
Foi muito bom te-la aqui perto de nós. Um pedaçinho de Portugal. :)
E agora ela leva um pedaçinho da Noruega. 
O fim-de-semana que passou foi recheado de bons momentos e de paisagens de cortar a respiração.
Ainda não tive tempo (como é que é possivel não ter tempo aqui na Noruega?!... Hum... É verdade que aqui também temos alturas de stress e timings apertadinhos) de escolher as fotos, da aventura, aqui no blog. Mas penso fazê-lo em breve e dar-vos uma descrição detalhada do passeio. Foi incrível! Acho que a L. adorou. Durante a viagem, tivemos temperaturas e climas diferentes - Sol, chuva e neve.
Mas aguardem mais um bocadinho.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

continuo muuuuuiiiiito ocupada

.
e tenho dentista hoje!!!! Não sei como vou fazer... hum...

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

muuuuuuuuiiiiiiito ocupada

.
Prometo voltar em breve!
Boa semana!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Ms. Dewey

.
Ms. Dewey é um motor de busca como eu nunca vi. Fiquei para a minha vidinha quando a L. nos mostrou! Tem um humor! Reproduz clips de filmes pré-gravados com uma actriz que nos distrai enquanto as pesquisas estão a ser realizadas.
É mesmo cómico, porque a rapariga fica fula se demorarmos a escrever a nossa busca. Demorem bastante para a verem a passar-se!!! :) 
Ah, e tentem várias buscas, para verem os diferentes monólogos dela.
Eu ADOREI!!!! E acho que voçês também vão gostar!




quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Música

.
A ouvir David Sylvian. Mas que bem que me faz.

um post um pouco telegráfico, ou talvez não.

.
Terça ao jantar fizemos lasanha de beringela (uma delícia de chorar por mais).
Ontem, não nos apeteceu fazer jantar, então lá fui eu e a L. comprar uma - espécie de -  franguinho no "churrasco" ao Meny ao - uma espécie de - shopping Amfi Arena. A acompanhar, fiz um arrozinho basmati. Bem bom!
Depois, fomos até à marina (com um friozinho já a pedir um bom casaco de Inverno), fomos até a um bar, com música ao vivo (nada de especial, mas até foi agradável).
O fim-de-semana aproxima-se e estamos a fazer planos bons! :)

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

mensagem

.
Quero deixar uma mensagem para os que estão neste momento a arriscar por uma vida melhor. Seja fora ou dentro de Portugal.  Não que não se consiga ter uma boa vida em Portugal, claro que sim! Eu acredito que sim. Quero aceditar que sim. Mas também é natural, dependendo de cada um, que se queira conhecer outras culturas, novas experiências, novos amigos, novo café onde ir :). Porque não? Seja por necessidade ou seja só por curiosidade, é sempre altura para experimentar. O importante é nos sentirmos bem.
Eu dou força para aqueles que, assim como eu, se aventurem, sem medos! As saudades matam-se por Skype, por carta, por sinais de fumo, seja lá como for. :)

A L. está a gostar. :)

terça-feira, 30 de setembro de 2008

walk in the woods

.
No domingo fomos andar no bosque! Andamos umas 2 horas. Aqui, não faltam bosques, montes, montanhas, água, e tudo, e tudo, e tudo. :) É Natureza até não puder mais. 
Como devem saber, os nórdicos vivem muito a Natureza, e um costume que eles teem é de fazerem grandes caminhadas aos fins de semana.
Fomos com um casal, ela da Nicarágua, ele Norueguês. Depois da caminhada, fomos almoçar a casa deles. Não gostava de me repetir, mas a casa era fantástica, com grandes janelas estratégicamente colocadas a "olhar o Sol". Isto é, as janelas fazem 2 cantos/esquinas da casa, para "verem" o amanhecer e o anoitecer. Interessante, não é? Também achei! O arquitecto teve "olho". Num sítio lindo, com vista para o lago Longumvannet. 
Mais uma comidinha de chorar por mais. Estou a ficar surpreendida. Afinal, alguns até sabem cozinhar, e bem! :)





Não faltou a Nica (diminuitivo de Nicarágua) :)

chegou!!!

.
A L. chegou! Cansadita, pois claro, vinha de Estocolmo. Imaginem que a rapariga foi de comboio de Estocolmo (Suécia) para Oslo (Noruega) - não é muito a distância, mas são umas 4-5h. Depois veio de Oslo, de bus. Mais umas 4h e qualquer coisa.
Parecia a verdadeira turista. :)

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

visita

.
A L. está quase, quase a chegar :)))))
Chega às 18h30 por aqui.
Tenho saudades dela.
Estou contente. :)

8 måneder (8 meses)

.
Fez ontem 8 meses que aqui chegamos. Não mudo nada do que disse até agora. :)
Continuo bem, com altos e alguns baixos (mas muito poucos). Nem tudo é perfeito, a Noruega não é um paraíso (mas, que eu saiba, não existe nenhum), os noruegueses têm defeitos, mas isso também eu e, qualquer comum dos mortais. Aliás, tenho MUITOS defeitos. :) Não sou perfeita, e por isso, talvez, me tenha adaptado bem a este país... Hum... Não sei... (estou a divagar) :)
Não é fácil fazer amigos noruegueses! É um facto! Eles são extremamente simpáticos e até mostram-se muito interessados em saber sobre o nosso país, mas ficam-se por aí.
Na minha opinião, quem quiser vir para a Noruega, o melhor é vir acompanhado, pois talvez se sinta um pouco isolado. A língua é dificil, e embora todos falem inglês, para se conseguir um emprego (falando no geral), o norueguês é exigido. O nível de vida é elevado, mas o país é muito caro. Dependendo das zonas ou cidades, os preços de arrendamento variam. Mas no geral, é bastante caro. Ir a um restaurante, só em dias MUITO especiais, pois o preço de um jantar para 2 aqui, dá para se jantar 5 ou 6 vezes no "Taipas e Feijão" (no Porto). :)
Mas, meus amigos, tudo depende de cada um. Do modo como encara a vida. Se querem uma vida "cosmopolita", agitada, e muito social, este NÃO é definitivamente o país indicado. Mas se querem uma vida sossegada (até demais para alguns), calma, simples, sem stress, um nadinha desorganizada :) este é o país! 
Aqui as coisas andam mesmo muito devagar, é preciso ter paciência. (aqueles 6 anos de Tai Chi fizeram-me bem) :)

E agora, quero agradecer a todos os que visitam o meu blog. Amigos, conhecidos, colegas e desconhecidos. Este cantinho foi criado com a intenção de manter os amigos informados, já que é quase impossível escrever emails para cada um de voçês, pessoal e individualmente. Sei que me entendem, mas é quase humanamente impossível, por isso este blog. Assim, sei que me leem e ficam a par desta minha vivência.

Desde que aqui cheguei, tenho tido uma vida bastante mais simples da que tinha em Portugal. Cheguei a conclusão, que embora esteja num dos países mais ricos, a vida aqui é bastante simples. Vive-se muito bem com a Natureza que nos rodeia (para isto não é preciso dinheiro). Aqui, o carro não é uma necessidade, pode ser uma opção (sendo a bicicleta e os pedantes prioritários).
Tem paisagens de cortar a respiração, e eu pretendo conhece-las.

sábado, 27 de setembro de 2008

Fårikål

.
É o prato que comemos na casa do nosso professor a semana passada. É o prato mais tradicional Norueguês. Como podem ver é muito semelhante ao nosso cozido.



sexta-feira, 26 de setembro de 2008

carta ♥

.
Tenho recebido cartas (poucas para o que gostaria) de amigos. Amigos que ficaram para sempre, meus amigos! E é nestes momentos que o meu coração fraqueja (um bocadinho).

Ontem recebi uma carta. Uma carta da C.
Uma carta que me fez chorar, rir, e voltar a chorar mais um bocadinho. Mas de felicidade, de saudade... Senti vontade de a abraçar. Que arrepio!
Tanta ternura, carinho, que me fez acreditar que não são estes 3 mil e tal quilómetros de distância que nos separam. Tu estás aqui e eu estou contigo.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

ice scream

.

Edvard Munch The Scream
imagem daqui

terça-feira, 23 de setembro de 2008

fim-de-semana

.
O Sol tem espreitado de vez enquando, embora os dias já se fazem frios. (como eu gosto)

Sábado fomos fazer uma "tour" pelas, poucas, lojas de antiguidades aqui da cidade. Aproveitamos para conhecer mais um - uma espécie de - museu, Kløckers Hus. A casa foi construída em 1826 por Johannes Nicolai von Klöcker, no estilo Império. 
Hoje é um museu, que ilustra a vida de uma familia abastada entre 1600 e 1800, com mobiliario dessa época.




Imagem retirada daqui.

Os primos fizeram-nos uma visitinha, a caminho de casa.

No final do dia, tinhamos uma festa organizada pela Ubuntu, uma organização que pertence ao Municipio de Arendal e que o cariz dela é juntar pessoas que sejam novas na cidade, se conheçam e que lhes seja mais fácil a adaptação e o envolvimento social. Basicamente, para pessoas como eu, nova na cidade e queira conhecer outras pessoas. Ubuntu é uma palavra sul africana mas podem ver aqui a definição.
Foi a nossa primeira vez (minha e do M.), mas correu muito bem. Conhecemos pessoas de vários países (India, Tanzania, Alemanha, França, Canadá e etc...)
Vou tentar manter-me assídua a estas gatherings.

Domingo foi especial. Fomos convidados para um jantar em casa do nosso professor de norueguês. (já vos disse que estou a ter aulas de "norugo" em casa, não já?)
Adiante, ficamos impressionados, mais uma vez, com a hospitalidade e simpatia. A casa, um "ninho" tão confortável que não apetece sair.
Incrivel, como um país tão recente, e no entanto, as pessoas tão "agarradas" à História. As casas são autênticos museus. Não no sentido de mausoleum, de morto e enterrado, mas em que as paredes são, efectivamente, "forradas" de História.
O jantar, que segundo o Geir, típico prato Norueguês, não é nem mais e nem menos, quase, quase, o nosso Cozido à Portuguesa! Claro, falta o chouriço e as variadas carnes. A deles é feita com cabrito, couves, e servem separadamente a batata com casca.
Mas digo-vos, pois estava muito bom! Fiquei impressionada com o conhecimento de cozinha da Liv. Ela adora cozinhar, e mesmo ela diz que não é uma norueguesa normal. :)
Ficamos horas a falar de cozinhados, dos dois países, com imensa curiosidade.