terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Svalbard

.
O Dr. Durão Barroso está no "meu" novo país.  Viajou até Svalbard (um sítio que quero muito conhecer, mesmo muito), no Norte, para abrir uma caixa-forte de sementes. O objectivo desta iniciativa é o de armazenar duplicados de sementes das colecções de todo o mundo em câmaras de gelo permanente no Árctico.

Já tive o previlégio de fazer uma pesquisa sobre Svalbard, para um trabalho, e apaixonei-me :)
Svalbard é um território árctico norueguês, é banhado pelo Oceano Árctico a norte, pelo Mar de Barents a leste, e pelo Mar da Noruega e do Mar da Gronelândia a oeste. É o ponto da Terra permanentemente habitado mais próximo do Pólo Norte.



.

2 comentários:

celeste pedro disse...

hello linda!
Pois é, vi essa notícia ontem à noite e pensei em ti! realmente, só um país como a noruega para abraçar um projecto científico desses. Fiquei espantada mesmo, parecia coisa de ficção científica, que orgulho senti na humanidade quando percebi o que era e para que servia, logo agora que ando tão pessimista com o futuro do nosso país, e dos outros tb, diga-se! depois fiquei a imaginar o holocausto final e uns aliens a chegar ao nosso planeta e a descobrir que estávamos já à espera do nosso fim... bem, fiquei a viajar... talvez vá viajar até à noruega para compensar os meus devaneios sobre a existência humana! **beijos dada!

Raquel disse...

Ainda há paisagens assim...pena é que em ambos os países se continue a consporcar a terra de todos :(
Parece que tentam "salvar" o planeta, mas não o fazem no dia a dia...triste!