quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

2ª, 3ª ou 4ª tentativa...

.
... para aprender norueguês. Agora vai ou racha! Ontem inscrevemo-nos no curso de norueguês.
Para mim já é a segunda vez que o faço :P
Já sei, voçês vão dizer: "Caneco, há já quase 1 ano na terrinha e ainda não fala, coitadinha". Nada disso! Meus amigos, sabem que burro velho cria hábitos. Hábitos bons e maus, manhas e "preguicite" aguda. Pois bem, depois de 8 horas em frente a um computador, todos os dias, a tentar ser criativa, a sair de casa cedissimo com graus negativos, o cérebro prestes a congelar e a aventurar-me nas viagens de autocarro (ainda falarei num post sobre isto, porque sim, são uma aventura), não tenho muito mais espaço no meu cérebro, para assimilar novas palavras, ou antes, uma língua que, não é muito dificil, mas é nova para mim.
Também podem dizer que na empresa podiam falar-me em norueguês, e até falam pequenas frases que já vou entendendo, mas como seria possível, quando me passam um briefing, e com a urgência para fazer um trabalho, ter tempo para me estarem a "dar aulas" de norueguês!
Ainda me dizem que não compreendem como ainda não falamos a língua, e me comparam com outros estrangeiros que cá estão e que já falam fluentemente! 
Os estrangeiros a que se referem são, ou refugiados que teem os cursos de borla e aulas durante o dia, todos os dias (os refugiados, na sua maioria, não trabalham); ou os estrangeiros casados com noruegueses, que teem direito ao curso, também, sem desembolsar; ou ainda, estrangeiros a trabalharem em empresas que lhes pagam o curso, logo teem obrigação de o frequentar e álem do mais, teem mais horas semanais do que o nosso curso tem disponível. 
A escola só tem aulas nocturnas uma vez por semana, e por isso se torna mais dificil a nossa aprendizagem, porque se fossem aulas diarias, estou certa que seria mais rápido o processo.

O valor do curso é de 2.700Kr por pessoa, e ora fazendo as contas, sai do nosso bolso a módica quantia de 5.400Kr, quase 600€! Fora os livros... pois.

5 comentários:

Anónimo disse...

Imperdoáel ainda nao falares como um nativo! Estou a brincar, mas penso que não te deves desculpar.
A aprendizagem de uma nova lingua é facilitada acima de tudo pela necessidade, se não tens essa necessidade é compreensivel que ainda não tenhas aprendido e como dizes que o pessoal aí não convive muito fora do trabalho não ajuda.

Eu gosto e falar outras linguas e até tenho o desejo de aprender mas aprender sozinho é complicado em termos de motivação e para ser sincero a maioria das escolas têm métodos pouco eficientes.
O melhor para aprenderes ires para esse curso sim, mas ires vendo filmes e programas de TV. Caso contrário ficas a saber pedir indicações para o café central mas quando te respondem não pescas nada eheh (é só um exemplo).

Boa sorte para a aprendizagem e claro está nada de desmoralizar porque pode ser custoso...

PS: Sempre ouvi dizer que a melhor maneira de se aprender uma lingua é arranjar uma namorada (ou namorado no teu caso) mas penso que isso está fora de questão. Força com esse curso! :D

Anónimo disse...

finalmente :)

espero que não desistam como eu :(

Anónimo disse...

Ola + 1x :)

olha eu estou a aprender tb e uso 1 programa mt bom é o Byki 4 Express nao sei se conheces

se quiseres depois posso enviar to tem a tradução para ingles e tem a tb as palavras ou expressoes faladas em noruegues..é mesmo mt completo

esperimenta :)

Pedro Silva
beijinhos

SM disse...

Toca a estudar para nunca teres a sensação de que estão a "brincar" contigo e tu sem perceberes nada !!!!

Beijocas
SM

Andorinha disse...

Eu paguei 410 e foi o mais baratinho e pechinchoso que encontrei...normalmente custa 1000 nas universidades e 3000 nas escolas de línguas, cursos de 3 meses, uma vez por semana. Vivo na Holanda :) Pra ser Noruega, os 600 não me pareceu muito... :)
Gostei mesmo muito da tua selecção musical!