terça-feira, 23 de setembro de 2008

fim-de-semana

.
O Sol tem espreitado de vez enquando, embora os dias já se fazem frios. (como eu gosto)

Sábado fomos fazer uma "tour" pelas, poucas, lojas de antiguidades aqui da cidade. Aproveitamos para conhecer mais um - uma espécie de - museu, Kløckers Hus. A casa foi construída em 1826 por Johannes Nicolai von Klöcker, no estilo Império. 
Hoje é um museu, que ilustra a vida de uma familia abastada entre 1600 e 1800, com mobiliario dessa época.




Imagem retirada daqui.

Os primos fizeram-nos uma visitinha, a caminho de casa.

No final do dia, tinhamos uma festa organizada pela Ubuntu, uma organização que pertence ao Municipio de Arendal e que o cariz dela é juntar pessoas que sejam novas na cidade, se conheçam e que lhes seja mais fácil a adaptação e o envolvimento social. Basicamente, para pessoas como eu, nova na cidade e queira conhecer outras pessoas. Ubuntu é uma palavra sul africana mas podem ver aqui a definição.
Foi a nossa primeira vez (minha e do M.), mas correu muito bem. Conhecemos pessoas de vários países (India, Tanzania, Alemanha, França, Canadá e etc...)
Vou tentar manter-me assídua a estas gatherings.

Domingo foi especial. Fomos convidados para um jantar em casa do nosso professor de norueguês. (já vos disse que estou a ter aulas de "norugo" em casa, não já?)
Adiante, ficamos impressionados, mais uma vez, com a hospitalidade e simpatia. A casa, um "ninho" tão confortável que não apetece sair.
Incrivel, como um país tão recente, e no entanto, as pessoas tão "agarradas" à História. As casas são autênticos museus. Não no sentido de mausoleum, de morto e enterrado, mas em que as paredes são, efectivamente, "forradas" de História.
O jantar, que segundo o Geir, típico prato Norueguês, não é nem mais e nem menos, quase, quase, o nosso Cozido à Portuguesa! Claro, falta o chouriço e as variadas carnes. A deles é feita com cabrito, couves, e servem separadamente a batata com casca.
Mas digo-vos, pois estava muito bom! Fiquei impressionada com o conhecimento de cozinha da Liv. Ela adora cozinhar, e mesmo ela diz que não é uma norueguesa normal. :)
Ficamos horas a falar de cozinhados, dos dois países, com imensa curiosidade.

5 comentários:

Hands of Time disse...

Devem ser lindas as casas!!! E a culinária? Deve ser mesmo diferente da nossa :D

Anónimo disse...

Olá Eduarda

Sou leitora assídua do teu blog, pois ele é um grande estímulo para quem como eu anseia trabalhar e viver na Noruega!
Sou fotógrafa profissional, senior, básicamente de produto para publicidade, com estúdio próprio devidamente equipado. Neste último ano, a vida aqui deu uma grande volta: pouco trabalho, mal pago e a más horas, ao que juntando a ignorância e prepotência dos clientes, compõe um verdadeiro quadro de pesadelo! Acho que saberás do que falo.
Como estás numa área profissional com alguns pontos em comum com a minha, penso que terás uma opinião muito avalizada sobre as minhas reais possibilidades de arranjar trabalho aí.
Gostaria que visses o meu pfólio, e assim deixo o meu mail, para que possas, caso não te importes,
contactar-me para to enviar.
Agradeço muito a tua disponibilidade e desejo que continues a ter muita sorte.

verdalphace@gmail.com

maria

Anónimo disse...

Eduarda

Eu novamente visto que há pouco me esqueci de lhe dar este link, que eu acho, assim como o seu blog, um hino à esperança :)

Para si e para todos os que aqui vêm em busca de uma vida digna e melhor:

http://sic.aeiou.pt/online/noticias/programas/reportagem+especial/Artigos/Prelúdio+do+mar+distante.htm

depois é clicar em vídeos


maria

Eduarda Magalhães disse...

Obrigado Maria :)

Já me tinham falado nessa reportagem, mas ainda não tive a oportunidade de a ver.

Já tens um mail :)

Anónimo disse...

Em dois anos meus e quase 7 do Miguel, eu nunca fui a casa de um casal holandes (so fui a casa de dois casais mistos, ou seja em que um deles nao 'e holandes). O Miguel orgulha-se de quebrar esta media e foi a casa dos vizinhos do lado, para que eles lhe explicassem as regras do condominio.
Portanto um grande bem haja para os Noruegueses :)