segunda-feira, 29 de setembro de 2008

8 måneder (8 meses)

.
Fez ontem 8 meses que aqui chegamos. Não mudo nada do que disse até agora. :)
Continuo bem, com altos e alguns baixos (mas muito poucos). Nem tudo é perfeito, a Noruega não é um paraíso (mas, que eu saiba, não existe nenhum), os noruegueses têm defeitos, mas isso também eu e, qualquer comum dos mortais. Aliás, tenho MUITOS defeitos. :) Não sou perfeita, e por isso, talvez, me tenha adaptado bem a este país... Hum... Não sei... (estou a divagar) :)
Não é fácil fazer amigos noruegueses! É um facto! Eles são extremamente simpáticos e até mostram-se muito interessados em saber sobre o nosso país, mas ficam-se por aí.
Na minha opinião, quem quiser vir para a Noruega, o melhor é vir acompanhado, pois talvez se sinta um pouco isolado. A língua é dificil, e embora todos falem inglês, para se conseguir um emprego (falando no geral), o norueguês é exigido. O nível de vida é elevado, mas o país é muito caro. Dependendo das zonas ou cidades, os preços de arrendamento variam. Mas no geral, é bastante caro. Ir a um restaurante, só em dias MUITO especiais, pois o preço de um jantar para 2 aqui, dá para se jantar 5 ou 6 vezes no "Taipas e Feijão" (no Porto). :)
Mas, meus amigos, tudo depende de cada um. Do modo como encara a vida. Se querem uma vida "cosmopolita", agitada, e muito social, este NÃO é definitivamente o país indicado. Mas se querem uma vida sossegada (até demais para alguns), calma, simples, sem stress, um nadinha desorganizada :) este é o país! 
Aqui as coisas andam mesmo muito devagar, é preciso ter paciência. (aqueles 6 anos de Tai Chi fizeram-me bem) :)

E agora, quero agradecer a todos os que visitam o meu blog. Amigos, conhecidos, colegas e desconhecidos. Este cantinho foi criado com a intenção de manter os amigos informados, já que é quase impossível escrever emails para cada um de voçês, pessoal e individualmente. Sei que me entendem, mas é quase humanamente impossível, por isso este blog. Assim, sei que me leem e ficam a par desta minha vivência.

Desde que aqui cheguei, tenho tido uma vida bastante mais simples da que tinha em Portugal. Cheguei a conclusão, que embora esteja num dos países mais ricos, a vida aqui é bastante simples. Vive-se muito bem com a Natureza que nos rodeia (para isto não é preciso dinheiro). Aqui, o carro não é uma necessidade, pode ser uma opção (sendo a bicicleta e os pedantes prioritários).
Tem paisagens de cortar a respiração, e eu pretendo conhece-las.

9 comentários:

Anónimo disse...

Cara Eduarda

Gosto muito da sensatez com que nos fazes "crescer água na boca"... pela Noruega! TYSVM

:)*
maria

Anónimo disse...

Olá!

Por aqui a vida tambem é mais simples. Em Portugal ligou-se o "complicometro" la para o fim dos anos 80. Exigem muito de ti, especialmente a nivel material. Mas acredito que va' voltar tudo ao normal.

Fui uma vez ao Taipas e Feijao :) Eramos os unicos numa noite de Inverno e jantamos jardineira de soja colados a um aquecedor a oleo! Ora ai esta um sitio que nao tem o "complicometro" ligado.

Maariah disse...

Eu sou uma das desconhecidas que te visita. Descobri o blog quando procurava informações sobre a Noruega, que irei conhecer em Dezembro.
Não te sei explicar porque razão qualquer país escandinavo exerce um fascínio sobre mim, mas é um facto.

Eduarda Magalhães disse...

Obrigado Maria :)

Claúdia: Nós somos uns complicados! Faz bem sairmos um pouco e "arejar" as nossas cabeças. :)

Maariah: Pois foi esse fascínio que me trouxe a estas Terras! :)

SM disse...

Mais uma vez um belo texto que nos deixa com (mais) vontade ainda de conhecer a Noruega ...

Tenho um casal amigo norueguês (ela ele alemão) e têm uma característica que o teu texto só vem reforçar ... a descontracção e a forma simples de encarar a vida ...

Eles têm 4 miudas e cada vez que nos vêm visitar fico impressionada com a forma como lidam e educam as crianças ... descontraidos, sem stress de qualquer espécie ... é completamente diferente da educação "tuga" e é espelho da postura deles perante a vida ...

Mais uma vez obrigado pelo texto e, apesar de não pertencer ao clube dos "amigos e familia" a quem se destinam as noticias do blog não vou deixar de passar por cá !!!!

Beijocas
SM

Eduarda Magalhães disse...

Volta sempre SM :)
Beijo

Anónimo disse...

Olá Eduarda,

Foi com muito gosto que descobri o teu blog!
Também eu sou designer e, como deves calcular, sei perfeitamente as dificuldades que passamos aqui neste país pequenino plantado à beira mar.

Para mim é um prazer ler o teu blog. Sempre tive um fascínio enorme pela noruega e muitas vezes me perguntei como seria viver aí e quais as hipóteses sendo designer (ha coincidências!).

Tenho um amigo (muito especial) norueguês (de Trondheim) e por ele vou sabendo algumas coisas daí mas, vindo de uma portuguesa e podendo ler as tuas aventuras pelas terras do bacalhau, ainda se torna mais agradável! :)

Obrigada pela partilha!


Beijinhos
Joana

Eduarda Magalhães disse...

Olá Joana

Bem vinda ao meu pequeno mundo :)
Trondheim fica mais a Norte, um pouco longe daqui. Mas tenho muita vontade de conhecer.
Volta sempre
Beijo

S. disse...

O que interessa é que estejas bem. Vai, fica, faz-te à vida, curte a calma e quando precisares de agito, Portugal terá sempre a porta aberta. O mais dificil já fizeste, que foi ir, agora é cutir a viagem.
beijinhos, duda. :)