quinta-feira, 30 de outubro de 2008

lá vem ela outra vez

.
De novo, falo "neles". Eu sei que pode ser maçadora a repetição, mas tenho que voltar a carga. Primeiro tenho que fazer uma breve descrição do cenário: como em milhares de gabinetes de design em todo o mundo, e não fugindo à regra, a nossa sala é um open space, e portanto a minha mesa fica mesmo em frente, ou antes, colada à do meu director criativo. Estou de frente para ele e ele para mim.
Pois então, agora o "quadro": o cliente sentado ao lado do director, numa conversa amena... bla... bla... bla... a ver o trabalho no monitor, a fazer comentários (numa espécie de reunião informal, em que o cliente, até tem queda para a coisa, e a dar as suas achegas no trabalho - como nós gostamos, não é??!!!) - odeio, odeio e odeio! - enfim, mas continuando, vai daí que o CLIENTE, saca do PALITO (que ao que parece, TODOS andam com um, religiosamente, no bolso)!!
A sério, começo a ficar perturbada. Isto é um objecto, pelos vistos, bem querido aqui nestas terras. Eu não consigo me habituar à ideia de, a toda a hora, vê-los na "palitagem". Não consigo!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

mulher do campo

.
Pois é meus amigos! Estou a verdadeira mulher do campo. Eu corto a lenha e acendo a lareira (neste caso, salamandra). Foi preciso vir para a Noruega para me tornar uma countryside woman (não sei se existe este termo, mas voçês entendem). E sabem que mais, estou a gostar muito!

Ontem o M. chegou! A mala estava cheia de coisas boas (leia-se: portuguesas) para a nossa dispensa. E prendas!
Antes do M. chegar, recebi um telefonema que me emocionou, outra vez, pois ela vai para longe e eu desejo-lhe toda a sorte do mundo. Estou certa que vai fazer muitas crianças felizes.

Ainda a propósito das prendas, tenho recebido cartas, postais, de vários sítios (até da India) e prendas. Recebi uma criatura (da Finlandia) com pés mágicos para inspiração :) e até o livro das New 7 Wonders of the World. Obrigado T. e L.
A última prenda que recebi, esta por email, partilho convosco:

video

Obrigado O.

neve ⁂

.
Já neva!!!! Começou agora mesmo!!! :)

terça-feira, 28 de outubro de 2008

:)

.
O M. volta hoje... hum... saudades muitas! Tenho a dizer que não me dou mesmo a viver sózinha. Não gosto e pronto! (acho que ainda estaria com os meus pais, se o M. não me tivesse achado. - gosto de dizer assim - Achamo-nos) Depois de um fim de semana em maratona de DVDs e com outros projectos à mistura, deu para "Skypar" um pouco e falar com a Tulipa no MSN. Que saudades tenho das nossas conversas, regadas com um bom vinho (português, claro) e deliciosamente acompanhadas por jantares que só ela sabe. Conversas de tudo e de nada. De casos e acasos. Conversas simples e delicadas. Conversas sérias e sem o serem. Saudades dos bichinhos dela. Saudades do mundo dela, num dos sitios mais bonitos do Porto, a Ribeira.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

L.M.

.
A partir d'agora ninguem mais mexe nas minhas coisas proíbidas!
(adoro as "tiradas" das crianças e então quando elas tentam manter uma conversa de adulto, é uma delícia) :)

vício

.
Parece impossivel, mas acho que estou a ficar viciada em café! Não posso acreditar, vim eu para a Noruega, onde o café é fraco, fraquito, fraquissimo, nada tem a ver com o "nosso", e bebe-se como água. Assim estou eu, a encher a minha chávena, não sei quantas vezes ao dia, e até já começo a colocar menos açucar (já que os noruegueses o tomam sem). Lá está a velha frase: Primeiro estranha-se, depois... Pois!

domingo, 26 de outubro de 2008

hora

.
A hora mudou. Agora começa a anoitecer mais cedo. São 17h30 neste momento e já é noite. O Inverno espreita.

sábado, 25 de outubro de 2008

jornal

.
Hoje de manhã, no café, a ler o jornal, e olhem o que encontrei!

Olhem aqui e aqui!


"A Casa da Música no Porto vale a pena visitar. Este edifício de arquitectura espectacular construído para receber grandes estrelas, e muitas vezes, artistas noruegueses também. Saiba mais sobre esta construção em www.casadamusica.com" - e é mais ou menos isto que diz.
Ah pois é! Muito bom ver imagens "nossas" por aqui.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

amigos

.
Por vezes, estamos tão cansados e fartos de tudo que não queremos cumprimentar ou ver ninguém. Mas gostávamos que nos saudassem e que nos acolhessem bem. Saudar quer dizer dar saúde, desejar saúde. E a palavra grega para dizer o mesmo é: "alegra-te"; isto é: "põe-te bom e positivo, de cara levantada". A má cara, a tristeza e o pessimismo são a nossa doença e não a tratamos.

Vasco Pinto de Magalhães, Não Há Soluções, Há Caminhos

Coloquei este pensamento aqui porque merece ser lido. Por algum motivo, um dia já nos sentimos assim. Todos. Sem excepção.

Alegrai-vos! :)

hoje, sexta-feira

.
O M. foi a Portugal por uns dias. Fico na companhia de uns DVDs, este, este (já os vi mas é sempre bom rever os filmes que gostamos) e mais alguns.
O dia está solarengo e a temperatura aponta para os 10º. Nada mau! :)
Ontem começou o Oktober, uma cópia, em ponto pequeno, deste.

E para terminar este post, deixo aqui o link da loja online de uma amiga finlandesa. Tem coisas bem giras. Está em finlandes, mas teem sempre o google para traduzir, aqui.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

"save our seas"

.
Ontem fui fazer uma visita a uma empresa nossa cliente. É bom ficar a conhecer e perceber os nossos clientes. Para o meu trabalho é essencial!
Esta empresa fabrica 3 produtos de alta qualidade (incineradores, ejectores e janelas anti-incêndio) para navios e empresas offshore.
O slogan da empresa, Salvar os nossos mares, é um reflexo de que o principal produto, os incineradores, ajudem o cliente a "livrar-se" dos vários tipos de poluentes e resíduos no local. Dizem eles que a incineração com uma combustão completa, no local (no navio), tem muito menos impacto sobre o meio ambiente, comparado com qualquer outra alternativa.
Os ejectores funcionam como aspiradores.

Ainda bem que existem empresas com este princípio!

prespectivas de mudança

.
Na terça-feira, fomos ver uma casa. Gostamos muito! Fora da cidade, perto de um lago, no meio da natureza e com um pequeno alpendre para olharmos as estrelas. :)
Muito confortável, imensos armários para arrumação, mais barata do que a actual e mais longe do centro (o que para nós é uma vantagem, porque há-que fazer exercício, já que - e num dos contras, eu referi - engordei!)
Bem, acho que a mudança é inevitável. Ainda não sei para quando, mas espera-se breve.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

pensamento para hoje

.
Alegrar-se com o bem dos outros é um princípio de felicidade em que nos temos de educar. Incomoda um  mundo de "bota-abaixo", que não sabe ver nem alegrar-se com o bem alheio. É já grande coisa entristecer-se e doer-se com o sofrimento do amigo, e quase todos somos capazes disso. Outra coisa é alegrar-se com o bem do próximo - isso é grandeza de alma!

Vasco Pinto de Magalhães, Não Há Soluções, Há Caminhos.

E porque coloco eu aqui o pensamento para hoje, dia 21 de Outubro do livro Não Há Soluções, Há Caminhos?(perguntam voçês)
Porque eu tenho este livro (há já uns anos) e quero aqui partilha-lo por ser um livro cheio de bons pensamentos para todos os dias do ano. 365 dias, 365 pensamentos. Para meditar e reflectir. Um livro para ler e reler vezes sem conta.
Vasco Pinto de Magalhães, para quem não sabe, é um padre jesuíta que começou por estudar engenharia mas acabou por se licenciar em Filosofia e depois, em Teologia, em Roma. O padre Vasco é um Mestre da palavra, um comunicador por excelência (que tenho a sorte de conhecer).
Agora que estou longe, sinto um pouco a falta de o ouvir. De vez enquando ia assistir as suas palestras no CREU (perto da casa dos meus pais). É uma pessoa contagiante.


B. Pitt (em ponto pequeno)

.
Então aqui vai e a pedido (especial). O "B. Pitt" tem-se cruzado comigo todos os dias de manhã quando venho para a empresa, o tal girissimo, como alguém o chamou. No sitio do costume não o tenho visto.
Meus amigos, este post é uma private jocke, mas tive que o deixar aqui por especial pedido. :)
(estas minhas amigas são uns pontos)

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ritual

.
Eu tenho uma mania (não é bem mania, é um ritual) de ler os Jornais e respectivas revistas/suplementos, de trás para a frente. Primeiro vejo a capa e depois viro o Jornal ao contrário, e começo pela contra-capa.
Pois ontem, enquanto tomavamos café no sitio do costume, reparei num rapaz (que um dia hei-de falar dele, é uma personagem engraçada - faz lembrar uma personagem de Tim Burton) que começou a ler o Jornal da mesma forma. Fez-me sorrir, porque não é muito comum.

prenda

.
Ainda aqui não tinha postado a prenda que recebi da L.
Num dos dias que a L. passeou, sózinha, pela cidade (pois estavamos os dois a trabalhar...sorry L.) ela foi ter comigo à empresa, e ofereceu-me esta linda planta! :)
A cor é linda!




"tugas"

.
O M. conheceu alguns dos portugueses que vivem aqui na cidade ao lado, Grimstad.
No sábado á noite, o M. estava a trabalhar no bar e eis que os "tugas" apareceram.
Simpáticos, foram ter com ele e: "Snakker du portugisisk?" (não carece tradução) :)
Já tinha trocado uns emails com eles, mas nunca tive a oportunidade de os conhecer.
Agora sim, "Tugas rock!"

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

God Helg!

sotaque

.
Aqui, como em Portugal, existem muitos sotaques. Sendo o País grande (que o é) nem imaginam os dialetos que para aqui existem! A uns 20 minutos daqui, já teem um diferente.
As línguas oficiais são o Bokmål e o Nynorsk (o primeiro é a lingua antiga), e ainda o Samisk (Lapão) que se fala ainda em, pelo menos, duas regiões.
Ora estando eu a aprender o norueguês, eu penso para mim: "Como será uma portuense, com um bocadinho de sotaque do Norte :) a falar noruegues?" 
Pronto, foi um devaneio...

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

postais

.
grrrrrrrrrrrhhhhhhh...
e começam os postais de Natal.
Nestas alturas, fico preocupada comigo. Quero dizer, eu até gosto de os fazer, o problema é quando: "tens que colocar a frase na mesma forma/volume/tipografia como está a assinatura da empresa" ?... Hum... "E então qual é frase para hoje? Para os postalinho, quero eu dizer." .... "Hum?... Pois, tem que ser uma das frases de Natal, escolhes tu, tem é que ter a mesma composição tipográfica que a assinatura"... Hum... 
E pronto, depois tem destas coisas. Nem tudo é perfeito aqui no país de Sua Majestade.
Acho que já aqui falei na falta de organização, ou pelo menos, na que eu estou habituada. 
Faz-me falta um briefing (: an act or instance of giving precise instructions or essential information) escrito.

. 
Cheguei com a cara gelada e o cérebro congelado. Caneco! Já começa a estar mesmo frio! 
Já ligamos a salamandra há alguns dias, e como sabe bem. Hum!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

café mocca

.


Aqui chamam-lhe Café Mocca, mas eu acho que ele é mais conhecido assim.
Só fiquei a conhecer quando aqui cheguei! Digo-vos que o sabor é divinal. A sério! Estou viciada! Mas digam-me voçês, quem é que consegue resistir a uma chávena destas???... pois.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

lørdag og søndag

.
O helg (fim-de-semana) foi calmo. Deu para descansar, e ver um filme (que ainda não acabamos de o ver) An Angel at my table, sobre a vida da escritora neo zelandesa, Janet Frame.
Descobrimos mais uns cantinhos aqui na cidade. Há sempre coisas novas para descobrir.
Tomamos o nosso café expresso in the usual place. Lemos, ou antes, vimos as figurinhas, as revistas (esta e esta) do costume.
O M. fez um curso (intensivo) de Barman, no domingo. E gostou.
O tempo esteve bom, muito sol de Outono e aquele friozinho bom.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

contras de estar na Noruega

.
1 Engordei! (será por me sentir feliz?) :)

2 Saudades dos meus pais (filha única, sim, e mimada, sim, eeeee?????)

3 Saudades do Mooch (o meu cão)

4 Saudades de tomar café ao Sábado de manhã com a minha mãe

5 Gostava de ver os filhos dos meus amigos crescerem...e não posso :( (e foram alguns os que tiveram filhos este ano e no ano anterior)

6 Escusado será dizer, dos amigos

7 É dificil fazer amigos noruegueses

8 A falta de bons restaurantes, ou antes, de boa comida, ou antes, de boa cultura culinária :)

9 Hum... assim de repente não me lembro de mais nada...

O saldo até nem está nada mal.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

fim-de-semana em cheio

.
Aproveitamos que a L. estava cá para fazermos uma tour pelo País Real. :) 
Sábado fomos até Lillesand, uma pequena vila a 60 Km de Arendal (a Sul). A vila tem uma característica, as casas são todas em madeira. Eu sei que vão achar: "OK, mas todas as casas na Noruega são em madeira", mas o que quero dizer é que, a vila é, efectivamente, toda em madeira. Não há um único prédio em cimento, até o Kino (cinema) é em madeira. Apaixonei-me por esta vila, não me importava de ali viver.
Depois seguimos para uma ilha, quase ao lado de Lillesand, Justøy. Aí descobrimos um sitio idílico, como vão puder ver nas fotografias.




Lillesand




cemitério (morre pouca gente por estes lados), Justøy




algures in the woods, Justøy




a praia ideal, Justøy




"Aldeia dos Estrunfes", Justøy


Domingo foi um dia bastante longo e com paisagens de cortar a respiração.
Fomos até as montanhas, como eles (noruegueses) dizem.
Fomos até Hovden, onde existe uma grande estância de ski, ainda com pouca neve.
Passamos por sitios lindos de morrer. Passamos por aqui, onde o tempo parece não passar.
Ao regressar, viemos por Dalen, onde pudemos já sentir a neve nas nossas caras. Lindo!
As fotos não retratam a beleza incrível das paisagens, mas já é um cheirinho. :)




algures em Bygland







Rygnestadtunet










quarta-feira, 8 de outubro de 2008

a ouvir e adoro

.

café...

.
Parece impossível, mas nem tempo tenho para tomar café. Caneco!

desculpem a ausência

.
A L. foi embora segunda de manhã. :(
Foi muito bom te-la aqui perto de nós. Um pedaçinho de Portugal. :)
E agora ela leva um pedaçinho da Noruega. 
O fim-de-semana que passou foi recheado de bons momentos e de paisagens de cortar a respiração.
Ainda não tive tempo (como é que é possivel não ter tempo aqui na Noruega?!... Hum... É verdade que aqui também temos alturas de stress e timings apertadinhos) de escolher as fotos, da aventura, aqui no blog. Mas penso fazê-lo em breve e dar-vos uma descrição detalhada do passeio. Foi incrível! Acho que a L. adorou. Durante a viagem, tivemos temperaturas e climas diferentes - Sol, chuva e neve.
Mas aguardem mais um bocadinho.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

continuo muuuuuiiiiito ocupada

.
e tenho dentista hoje!!!! Não sei como vou fazer... hum...

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

muuuuuuuuiiiiiiito ocupada

.
Prometo voltar em breve!
Boa semana!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Ms. Dewey

.
Ms. Dewey é um motor de busca como eu nunca vi. Fiquei para a minha vidinha quando a L. nos mostrou! Tem um humor! Reproduz clips de filmes pré-gravados com uma actriz que nos distrai enquanto as pesquisas estão a ser realizadas.
É mesmo cómico, porque a rapariga fica fula se demorarmos a escrever a nossa busca. Demorem bastante para a verem a passar-se!!! :) 
Ah, e tentem várias buscas, para verem os diferentes monólogos dela.
Eu ADOREI!!!! E acho que voçês também vão gostar!




quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Música

.
A ouvir David Sylvian. Mas que bem que me faz.

um post um pouco telegráfico, ou talvez não.

.
Terça ao jantar fizemos lasanha de beringela (uma delícia de chorar por mais).
Ontem, não nos apeteceu fazer jantar, então lá fui eu e a L. comprar uma - espécie de -  franguinho no "churrasco" ao Meny ao - uma espécie de - shopping Amfi Arena. A acompanhar, fiz um arrozinho basmati. Bem bom!
Depois, fomos até à marina (com um friozinho já a pedir um bom casaco de Inverno), fomos até a um bar, com música ao vivo (nada de especial, mas até foi agradável).
O fim-de-semana aproxima-se e estamos a fazer planos bons! :)

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

mensagem

.
Quero deixar uma mensagem para os que estão neste momento a arriscar por uma vida melhor. Seja fora ou dentro de Portugal.  Não que não se consiga ter uma boa vida em Portugal, claro que sim! Eu acredito que sim. Quero aceditar que sim. Mas também é natural, dependendo de cada um, que se queira conhecer outras culturas, novas experiências, novos amigos, novo café onde ir :). Porque não? Seja por necessidade ou seja só por curiosidade, é sempre altura para experimentar. O importante é nos sentirmos bem.
Eu dou força para aqueles que, assim como eu, se aventurem, sem medos! As saudades matam-se por Skype, por carta, por sinais de fumo, seja lá como for. :)

A L. está a gostar. :)